
Uma ação de infiltração de entorpecentes na área restrita do Aeroporto Internacional de Guarulhos (foto), em São Paulo, foi frustrada por agentes da Polícia Federal e da Polícia Militar, na noite de ontem (11).
Com uso de ao menos um drone, a tentativa foi responsável por interrupções no tráfego aéreo de maneira intermitente durante duas horas, e afetou 21 voos direcionados para outros aeroportos.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, houve aumento no número de presos (30%) e na quantidade de drogas apreendidas (86%) na região próxima a Cumbica, nos quatro primeiros meses de 2025.
A novidade esteve no modo da operação. As quadrilhas atuam há bastante tempo por lá, corrompendo funcionários e inserindo drogas em ações como o Golpe da Mala , que ganhou notoriedade após resultar na prisão, na Alemanha, de uma mulher inocente, após a troca de sua bagagem em Guarulhos.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
Na noite de ontem foram avistados drones na região e uma esquadrilha atuou junto aos eixos de aproximação e decolagem do aeroporto, pondo em risco a segurança dos passageiros e tripulantes. As aproximações foram interrompidas entre 21h25 e 23h05, e as decolagens entre 22h45 e 23h18, segundo a Força Aérea Brasileira (FAB).
“A suspensão temporária das operações foi determinada pela Torre de Controle de Guarulhos — órgão Provedor de Serviços de Navegação Aérea (PSNA) gerido pela NAV Brasil — em coordenação com a GRU Airport, administradora do aeroporto [de Guarulhos]. A medida foi adotada de forma imediata para preservar a segurança das operações aéreas”, explicou a FAB, em nota. Informou, ainda, que as polícias foram avisadas e realizam investigações.
A ação integrada - com agentes em campo e um helicóptero Águia da Polícia Militar -, localizou a droga na área de mata, dentro da zona restrita. Nenhum responsável foi localizado e o policiamento foi reforçado na região.
* Com informações da TV Brasil
Gurupi - TO Prefeitura de Gurupi e Sebrae prorrogam participação do público no Circuito Gastronômico até 16 de dezembro
Geral App ajudará agentes públicos a trocarem informações de forma segura
Tocantins Foco em transparência: Governo do Tocantins esclarece que reduziu despesas com aeronaves, manteve apenas um contrato e o do jato de R$ 20 milhões foi encerrado
Tocantins Segurança Pública do Tocantins integra Operação Narke V e amplia ações contra o tráfico de drogas
Tocantins Governo do Tocantins e Judiciário entregam mais de 800 títulos de regularização fundiária em Augustinópolis e Sítio Novo
Tocantins Em fórum nacional, governador Laurez Moreira e ministro Márcio França reforçam parceria institucional para fortalecer pequenos negócios no Tocantins
Tocantins Com participação estratégica, Tocantins é destaque na 83ª Reunião Ordinária do Conaprev
Tocantins Tocantins alcança 4º lugar em ranking nacional de combate à alcoolemia e à embriaguez no trânsito
Tocantins Segurança Pública do Tocantins informa que corpo não identificado aguarda reconhecimento no IML de Palmas