
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou, nesta terça-feira (3), três portarias que detalham a autorização de 2.021 vagas para a edição de 2025 do Concurso Público Nacional Unificado (CNU).
Ao todo, o Ministério já havia anunciado que o CNU de 2025 vai ofertar de 3.652 vagas , distribuídas entre 36 órgãos da administração pública. As portarias abaixo formalizam a autorização de criação das vagas.
A Portaria nº 4.264/2025 destina 21 vagas no cargo de técnico de assuntos educacionais para a Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
A Portaria nº 4.265/2025 autoriza 300 vagas para o cargo de analista do seguro social no instituto nacional do seguro social (INSS).
Já a Portaria nº 4.266/2025 contempla 1,7 mil vagas, distribuídas entre os seguintes órgãos e entidades:
Das 3.652 vagas ofertadas na segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado, 3.144 são para cargos de nível superior e 508 para os de nível intermediário.
Do total de vagas, 2.480 vagas serão de provimento imediato , e 1.172 destinadas ao provimento no curto prazo, após a homologação dos resultados.
Os cargos do chamado segundo Enem dos Concursos serão organizados em nove blocos temáticos, o que permite ao candidato se inscrever para mais de um cargo dentro do mesmo bloco e definir a ordem de preferência, em caso de aprovação.
Confira aqui a tabela atualizada com os 36 órgãos e os 3.652 cargos participantes da segunda edição do CNU.
A banca organizadora da segunda edição deste processo seletivo ainda não foi definida. Em abril, o Ministério da Gestão publicou o termo de referência , que convoca as bancas interessadas na organização do certame. A previsão do MGI é de que a divulgação do edital será até julho , quando será aberto oficialmente o período de inscrições.
As provas serão aplicadas em duas datas em 228 municípios de todas as regiões do país. As provas objetivas de todos os cargos estão agendadas para 5 de outubro. Somente os aprovados na primeira fase serão convocados a fazer a discursiva da segunda fase do CNU 2025, em 7 de dezembro.
O resultado final com os nomes dos aprovados será conhecido em fevereiro de 2026.
O Ministério da Gestão criou um site que reúne todas as informações oficiais sobre o CNU 2025 e deve ser considerado a principal fonte de consulta pelos candidatos.
Gurupi - TO Prefeitura de Gurupi e Sebrae prorrogam participação do público no Circuito Gastronômico até 16 de dezembro
Geral App ajudará agentes públicos a trocarem informações de forma segura
Tocantins Foco em transparência: Governo do Tocantins esclarece que reduziu despesas com aeronaves, manteve apenas um contrato e o do jato de R$ 20 milhões foi encerrado
Tocantins Segurança Pública do Tocantins integra Operação Narke V e amplia ações contra o tráfico de drogas
Tocantins Governo do Tocantins e Judiciário entregam mais de 800 títulos de regularização fundiária em Augustinópolis e Sítio Novo
Tocantins Em fórum nacional, governador Laurez Moreira e ministro Márcio França reforçam parceria institucional para fortalecer pequenos negócios no Tocantins
Tocantins Com participação estratégica, Tocantins é destaque na 83ª Reunião Ordinária do Conaprev
Tocantins Tocantins alcança 4º lugar em ranking nacional de combate à alcoolemia e à embriaguez no trânsito
Tocantins Segurança Pública do Tocantins informa que corpo não identificado aguarda reconhecimento no IML de Palmas