
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), realiza entre os dias 2 e 7 de junho a Semana do Meio Ambiente. O evento contará com uma agenda estratégica, articulada entre o poder público estadual, municípios, instituições de controle e sociedade civil. Com o tema:Ações que transformam o presente e garantem o futuro,as atividades visam consolidar políticas públicas, fortalecer a governança e ampliar a preservação dos recursos naturais.
O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, Marcello Lelis, destaca que a semana é um momento favorável para reforçar o compromisso com a gestão sustentável dos recursos naturais do estado. “É uma demonstração clara do esforço conjunto do estado e dos municípios em construir soluções sustentáveis e duradouras. Um marco para a política ambiental do Tocantins, refletindo o compromisso com a gestão ambiental integrada com o fortalecimento das ações de conservação”, ressalta o gestor.
Programação:
A abertura das atividades será no dia 2 de junho, com a realização do projeto Plantando Água, em Formoso do Araguaia, das 9 às 12 horas. A iniciativa é considerada o maior programa de recuperação de nascentes do estado, com ações de mapeamento e plantio de mudas nativas do Cerrado.
No dia 3 de junho, das 9 às 13 horas, será realizado o1º Encontro de Secretários do Meio Ambiente dos municípios do Estado, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Palmas. O evento reunirá gestores municipais para discutir temas estratégicos como o ICMS Ecológico, resíduos sólidos e adaptação climática. A programação contará com painéis técnicos, entrega de certificados e premiação aos municípios com melhor desempenho ambiental.
O lançamento do Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (Cigma) ocorrerá no dia 4 de junho, às 9 horas, na sala de reuniões da Semarh. A plataforma digital consolida dados ambientais e visa apoiar políticas públicas, promovendo transparência, combate ao desmatamento e gestão integrada.
No dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, das 18 às 21 horas, na sala de reuniões da Semarh, será realizada a capacitação de jornalistas para cobertura das ações do REDD+. O programa REDD+ Tocantins está em fase de consulta nas comunidades tradicionais, indígenas e agricultores familiares.
No dia 6 de junho, às 14 horas, na sede, a Semarh promoverá a entrega das premiações do Concurso Estande Sustentável, realizado durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 25 anos). A iniciativa reconhece estandes que adotaram práticas sustentáveis na feira como a redução de impactos ambientais, diminuição na geração de resíduos sólidos, uso de fontes alternativas de energia, reutilização de materiais reciclados ou recicláveis e coleta seletiva e destinação adequada de resíduos.
Encerrando a semana, no dia 7 de junho, das 10 às 11h30, será realizado encerramento definitivo do lixão em Muricilândia, às margens da TO-222. A ação integra o Programa Lixão Zero, que incentiva os municípios a adotar soluções adequadas para a disposição final de resíduos sólidos conforme a legislação nacional e estadual, além da recuperação do solo afetado.
Tocantins Governo do Tocantins distribui cerca de 17 mil mudas do Cerrado para recuperar Áreas de Preservação Permanentes nas bacias hidrográficas
Tocantins Governo do Tocantins fortalece adesão ao Projeto Floresta+ e incentiva conservação ambiental no campo
Tocantins Governo do Tocantins dá início às ações para elaboração do plano de prevenção e combate a incêndios florestais de 2026
Tocantins Monitoramento ambiental do Governo do Tocantins aponta queda no desmatamento e nos focos de queimadas em 2025
Tocantins Governo do Tocantins avança em políticas ambientais e fortalece protagonismo internacional
Tocantins Meio Ambiente destaca destinação correta dos resíduos sólidos urbanos em Paraíso do Tocantins
Tocantins Governo do Tocantins participa de debates sobre a agenda climática no Fórum da Amazônia Legal em São Luís
Tocantins Governo do Tocantins recebe representantes do programa AL-Invest Verde, iniciativa da União Europeia, para alinhamento sobre o CAR 2.0
Tocantins Com 98,53% das metas atingidas, Governo do Tocantins reforça diálogo com a ANA e destaca avanços na gestão de recursos hídricos