
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em parceria com o Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), mobiliza os municípios tocantinenses para a realização das etapas municipais da Conferência de Assistência Social. A meta é prestar apoio direto a 83 dos 139 municípios tocantinenses.
As Conferências de Assistência Social de 2025 tem como tema:20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”, e têm o objetivo de avaliar a Política de Assistência Social e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), no âmbito municipal, estadual e nacional.
A gestora da Setas, Cleizenir dos Santos, explica que este ano existem muitos municípios com prefeitos e equipes novas sem experiência com a realização de conferências, o que levou a um cronograma de apoio por parte da equipe técnica estadual. “Em acordo firmado na CIB [Câmara Intergestora Bipartide] definimos um cronograma de ajuda a 83 municípios de pequeno porte 1, onde nossos técnicos auxiliam nas documentações necessárias e organização do evento”, pontua a titular da pasta.
Até o momento, as conferências municipais já foram realizadas em 45 cidades tocantinenses reunindo gestores municipais, secretários executivos, conselheiros municipais de Assistência Social, e representantes dos usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Durante essa etapa são levantadas propostas e eleitos os delegados para apresentarem os resultados do evento na etapa estadual.
Segundo a presidente do Ceas, Helenilva Custódio a conferência municipal é um momento valioso de escuta e construção coletiva. "É quando a sociedade e o poder público unem forças para pensar o presente e o futuro da Assistência Social, com participação ativa da população. Valorizar esse espaço é fortalecer a democracia e o compromisso com os direitos de quem mais precisa", frisou.
A etapa municipal deve ser realizada até o dia 11 de julho. Posteriormente, estado e municípios se reúnem em Palmas, no mês de outubro, para a realização da etapa estadual; nessa fase, os delegados municipais apresentarão e defenderão suas propostas que, após aprovadas, serão levadas para a Conferência Nacional em Brasília, a ser realizada de 6 a 9 de dezembro.
Eixos discutidos na Conferência
Os Eixos Temáticos são os temas centrais que trazem o direcionamento e orientam para o debate e as propostas para as conferências, sendo eles: Eixo I - Universalização do Suas: acesso integral com equidade e respeito às diversidades. Eixo II - Aperfeiçoamento contínuo do Suas: inovação, gestão descentralizada e valorização profissional. Eixo III - Integração de benefícios e serviços socioassistenciais: fortalecendo a proteção social, segurança de renda e a inclusão social do Suas. Eixo IV – Gestão democrática, informação no Suas e comunicação transparente: fortalecendo a participação social no Suas. Eixo V – Sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do Suas.
Ceas
O Conselho Estadual de Assistência Social é um órgão superior de deliberação colegiada; no Tocantins é vinculado à Setas e responsável por acompanhar, fiscalizar e regulamentar a Política Estadual de Assistência Social.
Tocantins Governo lança programa Tocantins Presente, em Miracema, com ampla atuação da Setas e serviços diretos à população
Tocantins Governo do Tocantins firma parceria com Exército Brasileiro para qualificação e inserção no mercado de trabalho de jovens egressos do serviço militar
Tocantins Governo do Tocantins encerra 1º Encontro dos Gestores dos Postos do Sine com formações técnicas e entrega de certificados
Tocantins Governo do Tocantins reúne gestores e fortalece rede Sine com foco no futuro do atendimento ao trabalhador
Tocantins Setas promove capacitações para ampliar oportunidades no mercado de trabalho no Tocantins
Tocantins Em Palmas, Governo do Tocantins fortalece rede Sine com 1º Encontro Estadual de Gestores
Tocantins Governo do Tocantins promove Feira da Sustentabilidade da Setas, em 2 de dezembro
Tocantins Governo do Tocantins encerra ciclo de oficinas do Plano Estadual de Convivência Familiar e Comunitária
Tocantins Governo do Tocantins e municípios discutem políticas de assistência social durante a Comissão Intergestores Bipartite