Por Paulo Henrique Lima
Na noite desta segunda-feira (26), teve início a Semana do MEI em Gurupi, uma iniciativa da Prefeitura em parceria com o Sebrae. O evento tem como objetivo oferecer capacitações, palestras, apresentação de linhas de crédito e premiações para os microempreendedores individuais que se destacaram ao longo do ano.
Com a presença de mais de 100 empresários enquadrados como MEI, a cerimônia de abertura destacou o expressivo crescimento do número de microempreendedores em Gurupi. Atualmente, cerca de 5.600 CNPJs registrados no município são MEIs, o que representa praticamente 50% de todas as empresas da cidade.
Nos últimos três anos, a Casa do Empreendedor — espaço destinado ao atendimento e suporte aos pequenos negócios — já realizou mais de 18 mil atendimentos, demonstrando a relevância do serviço na consolidação e no desenvolvimento dos negócios locais.
Durante o primeiro dia da programação, foi realizada uma palestra motivacional com o tema “Seja um empreendedor de atitude”, ministrada pelo palestrante Diamante Negro, que elogiou a iniciativa da Prefeitura e do Sebrae. “Conhecimento nunca é demais, e estamos aqui para colaborar para que esses pequenos empresários consigam enxergar mais longe e estruturar ainda mais as suas empresas”, afirmou.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Wilson Felix, destacou os resultados positivos da parceria. “Hoje estamos vendo os frutos sendo colhidos. Muitos empresários estão crescendo, saindo da categoria de MEI e avançando para novos patamares, graças à evolução consistente dos seus negócios”, comentou.
Representando a prefeita Josi Nunes, o chefe de gabinete Carlos Bessa reforçou o compromisso da gestão com o empreendedorismo. “A prefeita Josi sempre foi muito sensível às demandas dos empreendedores. Essa ação demonstra a preocupação com o crescimento das empresas locais. Muitos já conquistaram, inclusive, espaço no setor industrial — prova do sucesso que estão alcançando”, afirmou.
A gerente regional do Sebrae no Sul do Tocantins, Paula Alencar, relembrou os primeiros passos da parceria. “O MEI começou sua história em Gurupi em 2015. Iniciamos com muita força de vontade e, agora, estamos prestes a completar 10 anos de parceria com a Prefeitura. É gratificante ver o quanto avançamos e quantos casos de sucesso ajudamos a construir”, concluiu.
A Semana do MEI segue com uma programação variada, que inclui mutirões de regularização, oficinas, orientações contábeis e outras atividades voltadas ao fortalecimento dos microempreendedores locais. A programação vai até sexta-feira (30) e está sendo realizada na Casa do Empreendedor.