O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), participa da 92ª sessão geral da Assembleia Mundial de Delegados da Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH), em Paris, na França. A equipe do Tocantins, além de participar dos fóruns de saúde animal, receberá nesta quinta-feira, 29, o certificado internacional de livre da febre aftosa sem vacinação, um marco na história do estado e do Brasil.
O vice-presidente da Adapec, Lenito Abreu, destaca que a participação do estado no evento é uma oportunidade para discutir desafios e consolidar a evolução do status sanitário do Tocantins. “O reconhecimento internacional é um passo importante para a abertura de novos mercados e reforça o compromisso do Governo do Tocantins com a defesa agropecuária e os produtores rurais”, pontua.
O Fórum de Saúde Animal, que iniciou no sábado, 25, e segue até a quinta-feira, 29, discute o temaVacinas veterinárias e vacinação: da ciência à ação – reflexões para a mudança, com a participação de especialistas no assunto e partes interessadas, com apresentações formais e mesas-redondas.
Equipe tocantinense
Participam do evento o vice-presidente da Adapec, Lenito Abreu; o responsável técnico pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa da Adapec, João Eduardo Pires; o assessor de gabinete da Adapec, Francisco Ramos; o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal da Adapec, Márcio Rezende; o titular da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), Jaime Café; e o diretor de Agricultura, Agronegócio e Pecuária da Seagro, José Américo Vasconcelos.
Sessão geral
A 92ª sessão geral da Assembleia Mundial de Delegados ocorre entre os dias 25 e 29 de maio, em Maison de La Chimie, na França.
O evento reúne 183 membros da WOAH e representantes de organizações internacionais, países e territórios observadores, principais partes interessadas e convidados especiais.
Durante este importante evento institucional, a Assembleia Mundial de Delegados adotará resoluções administrativas e técnicas.