
O Comitê Estadual de Sanidade Avícola (Coesa), formado por representantes da cadeia da avicultura no Tocantins e órgãos de fiscalização, reuniram-se nesta sexta-feira, 23, no auditório do Sescoop, em Palmas, para debaterem as medidas de biosseguridade nas unidades de produção e a defesa sanitária das aves no estado, para reforçar a prevenção de doenças.
O gerente de sanidade animal da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Sérgio Liocádio, destacou a importância da reunião com a cadeia produtiva da avicultura. “A Adapec preside e organiza o Coesa e, devido ao país se encontrar em emergência sanitária e ao estado ter detectado a influenza de baixa patogenicidade e ter negativado para influenza aviária de alta patogenicidade, nós convocamos este Comitê que envolve toda a cadeia produtiva para discutirmos este caso e tratarmos das medidas que iremos tomar para reforçar a sanidade avícola no Tocantins”, pontuou.
“No Coesa, nós discutimos os desafios e as medidas que podem ser tomadas para melhorar o processo de biosseguridade na avicultura e manter o status sanitário que alcançamos. Por isso, é importante este alinhamento entre defesa sanitária e a produção”, ressaltou o gerente de operações da granja Ovo Nobre, do município de Fátima.
Durante a reunião, foi apresentado um relato de como foi feito o atendimento ao caso suspeito de gripe aviária em Aguiarnópolis, com esclarecimentos por parte da Adapec e do representante da Superintendência Federal da Agricultura no Tocantins (SFA/TO), Welciton Assunção Alves.
Foi ainda debatida a intensificação, com vigilância passiva por parte dos responsáveis técnicos e/ou granjeiros; alinhamento de estratégias de ação conjunta para proteger a sanidade avícola no Tocantins; estreitamento de parcerias com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), o Centro de Fauna do Tocantins (Cefau), o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), a Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), entre outros e medidas para conter a expansão de granjas irregulares.
Reforço na fiscalização
A Adapec emitiu nesta sexta-feira, 23, um comunicado a todos os escritórios locais para que reforcem e intensifiquem as ações de fiscalizações e vigilâncias em cumprimento à Instrução Normativa nº 56, de 4 de dezembro de 2007, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que estabelece os procedimentos para registro, fiscalização e controle dos estabelecimentos avícolas de reprodução e comerciais.
Participação
Participaram da reunião representantes de empresas do segmento avícola, responsáveis técnicos por granjas, SES/TO, Mapa, Seagro, Secretaria Municipal da Agricultura de Palmas, CRMV, além de inspetores de defesa agropecuária da Adapec de diversos municípios do estado.
Geral Orelhões serão extintos em todo o Brasil até o fim de 2028
Gurupi - TO Muito além do básico: o que as Unidades de Saúde de Gurupi oferecem à população
Gurupi - TO Servidores da rede municipal de ensino de Gurupi conquistam bolsas integrais em mestrado profissional da UnirG
Geral Aberto prazo para recursos da votação para Comitê Editorial da EBC
Geral Chuva forte atinge o Rio de janeiro desde a noite desta segunda-feira
Geral Dia de São Sebastião: INSS terá agências fechadas em 90 cidades
Tocantins Naturatins intensifica fiscalização e apreende 6,8 mil metros de redes na Operação Piracema 2025/2026
Tocantins Investimentos do Governo do Tocantins colocam o estado em 1º lugar no atendimento da educação infantil na Região Norte
Geral CNU2: termina hoje o prazo para apresentar recurso sobre cotas