Sábado, 05 de Julho de 2025
18°

Tempo limpo

Palmas, TO

Geral Tocantins

Polícia Civil leva ações educativas para alunos da rede pública de Tocantinópolis

Nesta sexta-feira, 23, a equipe ministrará palestras para alunos indígenas

22/05/2025 às 21h39
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Na manhã desta quinta-feira, 22, alunos e educadores do Colégio Estadual Dom Orione participaram da palestra ministrada pela equipe da 3ª DEAMV - Foto: Divulgação/PCTO
Na manhã desta quinta-feira, 22, alunos e educadores do Colégio Estadual Dom Orione participaram da palestra ministrada pela equipe da 3ª DEAMV - Foto: Divulgação/PCTO

Com o temaProteger a criança de hoje, é proteger o adulto de amanhã,a equipe da 3ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMV - Tocantinópolis) tem realizado palestras para alunos de escolas públicas da cidade, no âmbito daOperação Caminhos Segurose em alusão ao Maio Laranja. Na manhã desta quinta-feira, 22, um público de cerca de 500 pessoas, entre alunos e educadores, participou da palestra ministrada no Colégio Estadual Dom Orione.

Nesta sexta-feira, 23, a equipe ministrará duas palestras para alunos indígenas em aldeias Apinajé. E o trabalho segue na próxima semana, com palestras segunda, terça e quarta-feira, para alunos de escolas públicas estaduais da cidade e em uma Unidade de Saúde na zona rural.

Durante as palestras são abordados temas como os tipos de violência contra crianças e adolescentes, abuso e exploração sexual e violência doméstica e familiar. Além das palestras, são distribuídos material educativo explicando os diferentes tipos de violência e os canais de denúncia.

“Atualmente estamos trabalhando com aproximadamente 60 procedimentos envolvendo estupro de vulnerável e assédio sexual e cerca de 20 procedimentos de maus-tratos, todos crimes praticados contra crianças e adolescentes na nossa cidade. Os casos de abusos sexuais em Tocantinópolis, ocupa o segundo lugar no ranking de crimes praticados na cidade, perde apenas para os casos de violência doméstica, o que é assustador para a população da cidade”, destaca a oficial investigadora e psicóloga, Viviane Azevedo, que atua na 3ª DEAMV.

A psicóloga destaca que, diante dos números, a 3ª DEAMV tem intensificado as ações educativas nos mais diversos ambientes. No último dia 11, a convite de uma igreja evangélica da cidade, a equipe também ministrou palestra para um grupo de pais. “Daí a importância de, em datas como essa alusiva ao Maio Laranja, intensificar as ações de conscientização para que as crianças e adolescentes consigam identificar essas situações e, caso necessário, saber como buscar ajuda, podendo sempre contar com a Polícia Civil”, destaca.

Além da psicóloga Viviane, a equipe da 3ª DEAMV é formada pelos oficiais investigadores Raimundo Ribeiro, Janeide Pereira, das assistentes administrativo Sandra Batista e Edla Miranda e da técnica em TI Mirian Carvalho.

Operação Caminhos Seguros

As ações educativas realizadas pela Polícia Civil fazem parte daOperação Caminhos Seguros, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com foco no combate à violência contra crianças e adolescentes em todo o país. A Operação é um esforço conjunto das forças de segurança, em parceria com instituições de ensino, órgãos de proteção à infância e juventude e a sociedade civil.

AOperação Caminhos Segurosestá alinhada à Campanha Nacional Maio Laranja, que tem como principal data, o dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil no Brasil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.