
Com o temaProteger a criança de hoje, é proteger o adulto de amanhã,a equipe da 3ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMV - Tocantinópolis) tem realizado palestras para alunos de escolas públicas da cidade, no âmbito daOperação Caminhos Segurose em alusão ao Maio Laranja. Na manhã desta quinta-feira, 22, um público de cerca de 500 pessoas, entre alunos e educadores, participou da palestra ministrada no Colégio Estadual Dom Orione.
Nesta sexta-feira, 23, a equipe ministrará duas palestras para alunos indígenas em aldeias Apinajé. E o trabalho segue na próxima semana, com palestras segunda, terça e quarta-feira, para alunos de escolas públicas estaduais da cidade e em uma Unidade de Saúde na zona rural.
Durante as palestras são abordados temas como os tipos de violência contra crianças e adolescentes, abuso e exploração sexual e violência doméstica e familiar. Além das palestras, são distribuídos material educativo explicando os diferentes tipos de violência e os canais de denúncia.
“Atualmente estamos trabalhando com aproximadamente 60 procedimentos envolvendo estupro de vulnerável e assédio sexual e cerca de 20 procedimentos de maus-tratos, todos crimes praticados contra crianças e adolescentes na nossa cidade. Os casos de abusos sexuais em Tocantinópolis, ocupa o segundo lugar no ranking de crimes praticados na cidade, perde apenas para os casos de violência doméstica, o que é assustador para a população da cidade”, destaca a oficial investigadora e psicóloga, Viviane Azevedo, que atua na 3ª DEAMV.
A psicóloga destaca que, diante dos números, a 3ª DEAMV tem intensificado as ações educativas nos mais diversos ambientes. No último dia 11, a convite de uma igreja evangélica da cidade, a equipe também ministrou palestra para um grupo de pais. “Daí a importância de, em datas como essa alusiva ao Maio Laranja, intensificar as ações de conscientização para que as crianças e adolescentes consigam identificar essas situações e, caso necessário, saber como buscar ajuda, podendo sempre contar com a Polícia Civil”, destaca.
Além da psicóloga Viviane, a equipe da 3ª DEAMV é formada pelos oficiais investigadores Raimundo Ribeiro, Janeide Pereira, das assistentes administrativo Sandra Batista e Edla Miranda e da técnica em TI Mirian Carvalho.
Operação Caminhos Seguros
As ações educativas realizadas pela Polícia Civil fazem parte daOperação Caminhos Seguros, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com foco no combate à violência contra crianças e adolescentes em todo o país. A Operação é um esforço conjunto das forças de segurança, em parceria com instituições de ensino, órgãos de proteção à infância e juventude e a sociedade civil.
AOperação Caminhos Segurosestá alinhada à Campanha Nacional Maio Laranja, que tem como principal data, o dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil no Brasil.
Geral Orelhões serão extintos em todo o Brasil até o fim de 2028
Gurupi - TO Muito além do básico: o que as Unidades de Saúde de Gurupi oferecem à população
Gurupi - TO Servidores da rede municipal de ensino de Gurupi conquistam bolsas integrais em mestrado profissional da UnirG
Geral Aberto prazo para recursos da votação para Comitê Editorial da EBC
Geral Chuva forte atinge o Rio de janeiro desde a noite desta segunda-feira
Geral Dia de São Sebastião: INSS terá agências fechadas em 90 cidades
Tocantins Naturatins intensifica fiscalização e apreende 6,8 mil metros de redes na Operação Piracema 2025/2026
Tocantins Investimentos do Governo do Tocantins colocam o estado em 1º lugar no atendimento da educação infantil na Região Norte
Geral CNU2: termina hoje o prazo para apresentar recurso sobre cotas