
Por Paulo Henrique Lima
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Gurupi promoveu, na tarde desta terça-feira (20), uma reunião com profissionais da área veterinária para discutir e planejar ações de combate e fiscalização contra maus-tratos aos animais durante a tradicional Cavalgada de Gurupi.
O evento, que marca a abertura oficial da temporada de pecuária na “Capital da Amizade”, reúne mais de 500 animais nas ruas da cidade todos os anos e conta com o apoio da Prefeitura. Diante da grande concentração de cavalos e outros animais no perímetro do evento, o objetivo do encontro foi elaborar um plano de trabalho preventivo para garantir a integridade dos animais.
Participaram da reunião médicos veterinários, acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Tocantins (UFT), servidores públicos municipais e estaduais (ADAPEC), além de representantes do Sindicato Rural de Gurupi. Durante o encontro, foi apresentada a rota por onde devem passar cerca de 15 comitivas, permitindo aos presentes tirar dúvidas e contribuir com sugestões para possíveis adequações.
Entre as ações discutidas está a intensificação da instalação de pontos de apoio ao longo do trajeto da cavalgada, com foco na fiscalização e na hidratação dos animais.
Sugestões
O médico veterinário e empresário Jairo Piovesan destacou a preocupação com o tempo de espera enfrentado pelos animais “Tem animal que chega ao percurso às 17h e permanece por horas esperando. No fim, muitos ainda ficam nas ruas da cidade. Essa exaustão é extremamente prejudicial à saúde deles”, alertou.
A médica veterinária e empresária Camila Lopes sugeriu uma mudança no horário do evento como forma de amenizar os impactos “Seguindo o exemplo de Araguaína, realizar a cavalgada pela manhã poderia ajudar a reduzir o consumo de álcool entre os participantes e, consequentemente, os maus-tratos aos animais”, defendeu.
O professor e coordenador do curso de Medicina Veterinária da UFT, Luiz da Silveira, comemorou a participação dos estudantes na reunião “Aqui é uma forma de inseri-los nas ações municipais e criar um contato mais próximo com os animais. É uma experiência positiva para eles”, finalizou.
Outro ponto levantado durante o encontro foi a necessidade de locais apropriados para o embarque dos animais ao término da cavalgada, a fim de evitar que permaneçam soltos nas vias urbanas.
A Prefeitura reforçou seu compromisso com o bem-estar animal e garantiu que seguirá ouvindo os profissionais da área para que o evento transcorra com segurança, tanto para os participantes quanto para os animais.

Tocantins Governo do Tocantins avança na padronização e na integração dos processos administrativos e contratos
Geral Orelhões serão extintos em todo o Brasil até o fim de 2028
Gurupi - TO Muito além do básico: o que as Unidades de Saúde de Gurupi oferecem à população
Gurupi - TO Servidores da rede municipal de ensino de Gurupi conquistam bolsas integrais em mestrado profissional da UnirG
Geral Aberto prazo para recursos da votação para Comitê Editorial da EBC
Geral Chuva forte atinge o Rio de janeiro desde a noite desta segunda-feira
Geral Dia de São Sebastião: INSS terá agências fechadas em 90 cidades
Tocantins Naturatins intensifica fiscalização e apreende 6,8 mil metros de redes na Operação Piracema 2025/2026
Tocantins Investimentos do Governo do Tocantins colocam o estado em 1º lugar no atendimento da educação infantil na Região Norte