
A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) informou, nesta segunda-feira, 19, que a situação identificada em um abatedouro avícola, localizado no município de Aguiarnópolis, está sob controle e não representa risco à saúde humana. O consumo de carne e ovos segue seguro.
Durante trabalho de rotina, o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da Adapec detectou, em um lote de 40 mil animais, sete animais com sintomas compatíveis com a Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves. Imediatamente, as amostras foram coletadas e, em menos de 48 horas, enviadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) em Campinas/SP.
O laudo preliminar, divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no domingo,18, descartou a presença do vírus da gripe aviária (H5N1 e H7N9) de alta patogenicidade. O material analisado detectou a presença de influenza A de baixa patogenicidade.
A investigação laboratorial está em curso e as medidas de controle de trânsito adotadas, com manutenção da situação sob controle e vigilância adequada.
A propriedade segue interditada, sem a presença de animais. No abatedouro, o lote das carcaças das aves foi isolado, até a finalização da investigação. A produção do estabelecimento ocorre normalmente. As ações seguem os protocolos sanitários dentro da normalidade de rotina.
A detecção precoce e a ação eficiente dos técnicos do Serviço de Inspeção Estadual da Agência garantiram o controle da situação. “O resultado das amostras comprovou que se trata de uma influenza de baixa patogenicidade, prova disso é o número de animais que apresentaram enfermidade com sintomas de torcicolo, não sugestivo para gripe aviária de alta patogenicidade”, explica o gerente de Sanidade Animal da Adapec, Sérgio Liocádio.
O presidente da Adapec, Paulo Lima, reafirma o compromisso da instituição com a transparência e garante que as equipes têm trabalhado para assegurar a sanidade do plantel avícola do estado do Tocantins. “Realizamos de forma contínua treinamento técnico, fiscalização intensificada nas barreiras fixas e móveis, mapeamento de aves migratórias, vigilância ativa em granjas e na criação de subsistência, educação sanitária, atendimento às notificações e estudos soroepidemiológicos sobre influenza aviária [H5N1] de alta patogenicidade eNewcastle”, ressalta.
Investimentos
O Governo do Tocantins investiu R$ 590,5 mil para aquisição de materiais e serviços, em dezembro de 2023, para prevenir e combater com resposta rápida em caso de introdução da influenza aviária de alta patogenicidade. O aporte foi firmado por meio de convênio com o Mapa.
Os equipamentos foram adquiridos para dar suporte à investigação de suspeitas da doença, fiscalizações nas propriedades cadastradas e fiscalização de trânsito de aves, além de propiciar a aquisição de serviços para colheita, acondicionamento, envio e análise de amostras para diagnósticos.
Prevenção
Para evitar a gripe aviária, uma série de medidas devem ser adotadas: evitar o contato direto com aves mortas ou com suspeita de doenças; trabalhadores que manipulam aves devem usar Equipamentos de Proteção Individual (EPI); reforçar as medidas de biossegurança, evitando o contato entre aves silvestres e de produção; além de controlar a circulação de pessoas nas granjas, entre outras medidas.
Tocantins Governo do Tocantins avança na padronização e na integração dos processos administrativos e contratos
Geral Orelhões serão extintos em todo o Brasil até o fim de 2028
Gurupi - TO Muito além do básico: o que as Unidades de Saúde de Gurupi oferecem à população
Gurupi - TO Servidores da rede municipal de ensino de Gurupi conquistam bolsas integrais em mestrado profissional da UnirG
Geral Aberto prazo para recursos da votação para Comitê Editorial da EBC
Geral Chuva forte atinge o Rio de janeiro desde a noite desta segunda-feira
Geral Dia de São Sebastião: INSS terá agências fechadas em 90 cidades
Tocantins Naturatins intensifica fiscalização e apreende 6,8 mil metros de redes na Operação Piracema 2025/2026
Tocantins Investimentos do Governo do Tocantins colocam o estado em 1º lugar no atendimento da educação infantil na Região Norte