
As Forças de Segurança do Tocantins realizaram, na última quinta-feira, 15, uma mobilização estadual no âmbito do Dia D da Operação Caminhos Seguros. A iniciativa teve como objetivo intensificar a fiscalização, prevenir crimes e fortalecer a rede de proteção a crianças e adolescentes em diversas regiões do Estado, com foco especial no enfrentamento à violência sexual, à venda de bebidas alcoólicas a menores e a outras formas de violação de direitos.
Em Dianópolis, a operação teve caráter educativo e fiscalizatório, reunindo equipes da Polícia Civil (PC-TO), Polícia Militar (PMTO) e Conselho Tutelar. As ações ocorreram em bares e postos de combustíveis, com foco na repressão à venda de bebidas alcoólicas a menores de idade e na prevenção de crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes. A presença das forças de segurança reforçou o compromisso das instituições com a promoção da segurança e a proteção de crianças e adolescentes no município.
O delegado titular da 8ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC - Dianópolis), Eduardo Nunes, destacou que as ações realizadas evidenciam o compromisso contínuo da Polícia Civil com a proteção de crianças e adolescentes. “Essas ações integradas são fundamentais para coibir práticas criminosas que colocam em risco a integridade dos nossos jovens. A presença do estado, por meio da Polícia Civil e de parceiros da rede de proteção, é um passo importante na prevenção e na garantia de direitos”, afirmou.
No município de Arraias, a ação foi realizada pela equipe da 11ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMV- Arraias), em parceria com o Conselho Tutelar. Também foram feitas visitas fiscalizatórias a estabelecimentos comerciais, com foco na prevenção da venda de bebidas alcoólicas a menores de idade, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ainda durante a ação os comerciantes fiscalizados alegaram estar cientes da legislação, resultado do trabalho contínuo e das ações anteriores promovidas pela autoridade policial local.
“A iniciativa reforça o trabalho conjunto entre os órgãos que compõem a rede de proteção, demonstrando o comprometimento com a defesa dos direitos de crianças e adolescentes”, destaca a delegada titular da 11ª DEAMV, Vanusa Regina de Carvalho.
Já na Capital, a 1ª Delegacia de Atendimento à Vulneráveis (1ª DAV - Palmas) cumpriu um mandado de busca no âmbito da Operação Caminhos Seguros. A ação foi motivada por investigações de crimes de omissão de cautela na guarda de arma de fogo e corrupção de menores. A medida integra o esforço permanente das forças de segurança no combate a infrações que colocam em risco a integridade física e moral de crianças e adolescentes.
A delegada titular da 1ª DAV, Ana Carolina Coelho Marinho Braga, ressaltou a importância do enfrentamento a crimes que atingem diretamente crianças e adolescentes. “O cumprimento do mandado e as ações educativas fazem parte de um esforço estratégico para prevenir e combater situações que colocam em risco a vida e a dignidade das vítimas”, destacou.
Durante a noite, as ações educativas foram intensificadas em diversos pontos da Capital, reforçando a conscientização sobre a proteção de crianças e adolescentes, com a participação da Polícia Civil e demais forças de segurança.
Faça Bonito
E as ações educativas seguem na manhã desta sexta-feira, 16, no âmbito da campanhaFaça Bonito. Dianópolis realizou uma blitz educativa, fortalecendo as ações do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. A mobilização contou com a participação da Prefeitura de Dianópolis, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Conselho Tutelar, que estiveram à frente da iniciativa com apoio das Polícias Civil e Militar, reforçando o trabalho conjunto de conscientização e prevenção.
Também na manhã desta sexta-feira, em Arraias foi realizada uma caminhada de conscientização sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes, uma ação educativa e participativa promovida por representantes da segurança pública. A mobilização teve como objetivo sensibilizar a população para a importância da denúncia e do enfrentamento a esse tipo de crime.
Caminhos Seguros
A Operação Caminhos Seguros faz parte do Plano Estadual de Atuação Integrada de Segurança Pública e reúne forças federais, estaduais e municipais para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, e se estende por todo o Estado ao longo do mês de maio, com foco em municípios e localidades mapeadas como áreas de risco. A operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Tocantins Governo do Tocantins avança na padronização e na integração dos processos administrativos e contratos
Geral Orelhões serão extintos em todo o Brasil até o fim de 2028
Gurupi - TO Muito além do básico: o que as Unidades de Saúde de Gurupi oferecem à população
Gurupi - TO Servidores da rede municipal de ensino de Gurupi conquistam bolsas integrais em mestrado profissional da UnirG
Geral Aberto prazo para recursos da votação para Comitê Editorial da EBC
Geral Chuva forte atinge o Rio de janeiro desde a noite desta segunda-feira
Geral Dia de São Sebastião: INSS terá agências fechadas em 90 cidades
Tocantins Naturatins intensifica fiscalização e apreende 6,8 mil metros de redes na Operação Piracema 2025/2026
Tocantins Investimentos do Governo do Tocantins colocam o estado em 1º lugar no atendimento da educação infantil na Região Norte