
Em visita ao trecho da Rodovia TO-030, localizado na entrada da Cachoeira da Roncadeira, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, anunciou nesta segunda-feira, 12, o estudo para viabilizar uma nova rota destinada a veículos pesados, ligando Buritirana a Palmas. O estudo para a criação da nova estrada prevê a passagem pela zona rural da região e inclui a pavimentação asfáltica de trecho próximo à Escola Municipal de Tempo Integral Professora Sueli Pereira de Almeida Reche, localizada na TO-030, até a estrada do municípioAparecida do Rio Negro (BR-010).
O objetivo da viabilidade dessa nova rota é oferecer mais segurança aos caminhões e aos veículos de turismo que seguem para o Jalapão, que atualmente transitam pela curva acentuada em frente à Cachoeira da Roncadeira, no distrito de Taquaruçu.
Durante visita ao local, o governador Wanderlei Barbosa destacou que a proposta visa solucionar as dificuldades enfrentadas no trajeto e garantir mais segurança para reduzir o número de acidentes. “Estamos em uma área muito perigosa da serra de Taquaruçu que possui movimento intenso, onde caminhões capotam constantemente. Estamos buscando alternativas para retirar o trânsito pesado daqui. Visitamos o local com nossos engenheiros, técnicos e o presidente da Ageto [Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura do Tocantins], Márcio Pinheiro, avaliando qual é a solução que temos. Discutimos uma possível pavimentação entre a estrada que liga a Escola Sueli Reche até a via que vem de Aparecida do Rio Negro, com o objetivo de desviar esse trânsito pesado da curva”, anunciou, no local, o chefe do Executivo.
Entenda
A curva acentuada na serra de Taquaruçu apresenta alto risco de acidentes, sendo um dos pontos mais perigosos da região. A construção de um desvio direto, entretanto, exigiria uma obra de grande porte realizada após estudos técnicos. Como solução, a alternativa é criar uma nova ligação entre a estrada vicinal de Santa Tereza e a via que vem de Aparecida do Rio Negro (BR-010), proporcionando uma rota mais segura para o acesso de veículos pesados e de turismo a Palmas.
O superintendente da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), Max Rodrigo Barbosa Souza, informou que o órgão irá elaborar um estudo técnico para averiguar de que forma será realizada a intervenção. “Será feito um estudo para a melhoria do tráfego no acesso à curva. Vamos realizar esse levantamento por meio de um projeto e, depois disso, alguma intervenção será executada, que ainda será definida pelo próprio projeto. Mas, por enquanto, a ideia principal é esse estudo, focado na melhoria do acesso à curva e do tráfego naquele ponto, para tentar evitar mais acidentes”, afirmou o superintendente da Ageto.
Tocantins Adapec recebe certificação do Plano Plurianual do Ministério da Mapa
Gurupi - TO Encerramento da 5ª Mostra Cultural destaca talentos e fortalece a cultura gurupiense
Tocantins Governo do Tocantins alcança índice de 95,96% de animais declarados na Campanha de Informações Pecuárias
Gurupi - TO Prefeitura de Gurupi e Sebrae prorrogam participação do público no Circuito Gastronômico até 16 de dezembro
Geral App ajudará agentes públicos a trocarem informações de forma segura
Tocantins Foco em transparência: Governo do Tocantins esclarece que reduziu despesas com aeronaves, manteve apenas um contrato e o do jato de R$ 20 milhões foi encerrado
Tocantins Segurança Pública do Tocantins integra Operação Narke V e amplia ações contra o tráfico de drogas
Tocantins Governo do Tocantins e Judiciário entregam mais de 800 títulos de regularização fundiária em Augustinópolis e Sítio Novo
Tocantins Em fórum nacional, governador Laurez Moreira e ministro Márcio França reforçam parceria institucional para fortalecer pequenos negócios no Tocantins