
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5024/23, que cria o Programa Nacional de Vacinação dos Pacientes com Câncer, para intensificar a cobertura vacinal especialmente das pessoas de até 19 anos.
Pela proposta, no dia em que tiver ciência do diagnóstico, o paciente terá o direito de receber as informações sobre o momento ideal para a vacinação e sobre os imunizantes mais adequados.
O governo deverá realizar campanhas de conscientização sobre a imunização dos pacientes com câncer. Os ministérios da Saúde e da Educação também deverão estimular a vacinação nas escolas.
A relatora, deputada Maria Rosas (Republicanos-SP), foi favorável ao projeto de lei. Ela apresentou emenda para ressalvar o direito de o estudante legalmente responsável, ou do responsável pelo estudante, recusar a vacinação.
“O paciente com câncer tem baixa imunidade, e a vacinação é importante aliada na prevenção e eliminação da doença, na qualidade de vida e no tratamento”, afirmou o autor da proposta, deputado Weliton Prado (Solidariedade-MG).
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Câmara Comissão aprova suspensão de limite de cobertura para urgência de saúde
Câmara Comissão aprova dispensa de perícia periódica para quem usa cadeira de rodas motorizada
Câmara Lei prorroga até 2030 benefícios tributários para estações de telecomunicações