
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), promoveu nesta quarta-feira, 7, uma capacitação sobre a Plataforma Painel do Fogo. A formação foi voltada a técnicos de órgãos de fiscalização ambiental, controle e setores administrativos das esferas federal, estadual e municipal. O encontro aconteceu na sala de reuniões da Semarh.
O objetivo da capacitação é fortalecer as ações integradas de monitoramento e proteção ambiental, por meio da familiarização com as ferramentas disponíveis na plataforma. As atividades contaram com momentos teóricos e práticos, proporcionando aos participantes uma visão ampla da aplicação do Painel do Fogo no contexto de prevenção e combate a incêndios.
A capacitação é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Semarh e o Censipam, visando à troca de informações e conhecimentos técnicos. O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos,Marcello Lelisdestacou a importância da tecnologia no enfrentamento aos incêndios florestais.
“Investir em capacitação e no uso de plataformas como o Painel do Fogo é essencial para agirmos de forma mais eficiente e integrada. A proteção ambiental exige tecnologia, conhecimento e união entre os órgãos públicos”, ressaltou.
Durante o treinamento, foram apresentadas as principais funcionalidades e aplicações do Painel do Fogo na proteção da Amazônia e de outros países amazônicos. Participaram da formação técnicos da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA), Polícia Federal e Superintendência do Patrimônio da União no Tocantins.
De acordo com o assessor técnico do Censipam, Sandro Pisetta, o mesmo treinamento está sendo oferecido a outros estados que integram a jurisdição do Centro Regional de Belém. “A ideia é divulgar a plataforma e capacitar quem já a conhece, para que possa utilizá-la da melhor forma possível. O objetivo é garantir que os órgãos saibam como operar a ferramenta e extrair dela o máximo de informações", explicou.
Os participantes foram orientados sobre como utilizar a plataforma para dar suporte ao acionamento de equipes de combate ao fogo, identificar ocorrências mais severas, realizar análises contextuais a partir de dados geoespaciais e atualizar, em tempo quase real, os eventos de fogo a partir da detecção de focos de calor.
Para o gerente de monitoramento da Defesa Civil Estadual, tenente Agnaldo Silveira, a capacitação é especialmente importante para os novos soldados que passaram recentemente a integrar as ações de cooperação. “A ferramenta Painel do Fogo não é totalmente desconhecida para nós, mas ainda temos pouco domínio sobre ela. Estamos aqui para aprofundar esse conhecimento e, assim, aprimorar nosso serviço no combate aos incêndios florestais", afirmou.
Tocantins Governo do Tocantins distribui cerca de 17 mil mudas do Cerrado para recuperar Áreas de Preservação Permanentes nas bacias hidrográficas
Tocantins Governo do Tocantins fortalece adesão ao Projeto Floresta+ e incentiva conservação ambiental no campo
Tocantins Governo do Tocantins dá início às ações para elaboração do plano de prevenção e combate a incêndios florestais de 2026
Tocantins Monitoramento ambiental do Governo do Tocantins aponta queda no desmatamento e nos focos de queimadas em 2025
Tocantins Governo do Tocantins avança em políticas ambientais e fortalece protagonismo internacional
Tocantins Meio Ambiente destaca destinação correta dos resíduos sólidos urbanos em Paraíso do Tocantins
Tocantins Governo do Tocantins participa de debates sobre a agenda climática no Fórum da Amazônia Legal em São Luís
Tocantins Governo do Tocantins recebe representantes do programa AL-Invest Verde, iniciativa da União Europeia, para alinhamento sobre o CAR 2.0
Tocantins Com 98,53% das metas atingidas, Governo do Tocantins reforça diálogo com a ANA e destaca avanços na gestão de recursos hídricos