
Um dia após a cerimônia de abertura oficial da 6ª edição do projetoFoco no Fogo 2025, o Governo do Tocantins deu início, nesta quarta-feira, 9, ao trabalho de campo com ações de educação ambiental voltadas à prevenção de queimadas e incêndios florestais. As primeiras atividades aconteceram em escolas estaduais e municipais, além de comunidades rurais do município de Tocantínia, localizado a 75 km de Palmas, na região central do Estado.
O projeto é promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com instituições que compõem o Comitê Estadual de Combate aos Incêndios Florestais e Controle de Queimadas.
Neste ano, por determinação do governador Wanderlei Barbosa, as ações foram antecipadas e integram o maior plano de combate a incêndios já estruturado no Estado. Em Tocantínia, a equipe visitou o Centro de Ensino Médio Warã (CEMIX), a Escola Municipal Constantino Pedro de Castro e percorreu 80 propriedades rurais do município que foram registradas pelo aplicativo ODK Collect.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, além da antecipação das atividades em quase um mês em relação ao ano anterior, as equipes estão mais bem preparadas, graças à parceria com a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), que ofereceu capacitação aos participantes das entidades parceiras.
"O projeto Foco no Fogo é uma das principais estratégias do Governo do Tocantins para prevenir as queimadas e preservar nosso meio ambiente. Neste ano, por determinação do governador, iniciamos as ações de forma antecipada, integrando o maior plano de combate a incêndios já estruturado no Estado. Nossa equipe está mais preparada, graças à parceria com a Unitins, que garantirá capacitação técnica e mais eficiência nas abordagens em campo. O objetivo é simples, mas essencial: conscientizar, orientar e proteger o nosso povo e os nossos recursos naturais”, afirmou o secretário Marcello Lelis.
Segundo a diretora de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, Erliette Gadotti, a expectativa é alcançar 60 municípios nesta edição, com uma média de quatro cidades por semana. Conforme a agenda oficial, as próximas cidades a receberem as ações são Pium, nesta quinta-feira, 10, e Dueré, na sexta-feira , 11.
Mobilização interinstitucional
OFoco no Fogoé uma ação interinstitucional que reúne dezenas de órgãos e entidades. Além da Semarh, a ação desta sexta-feira contou com a presença de equipes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Comando de Ações de Defesa Civil e o 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, Energisa e IBama/Prevfogo.
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, 5ª edição do Mulheres das Águas reúne lideranças e fortalece protagonismo feminino na gestão hídrica em Natividade
Tocantins Governo do Tocantins premia os campeões da sustentabilidade da Agrotins 2026
Tocantins Governo do Tocantins fortalece monitoramento da qualidade da água com parceria com UFT e Fapto
Tocantins Governo do Tocantins premia municípios por resultados em ações ambientais e gestão sustentável
Tocantins Maratona de inovação promovida pelo Governo do Tocantins premia propostas voltadas a desafios ambientais
Tocantins Governo do Tocantins lança Consulta CAR e consolida plataforma para segurança ambiental no campo
Tocantins Governo do Tocantins mobiliza municípios para restringir uso de recipientes de vidro nas praias durante temporada 2026
Tocantins Governo do Tocantins articula força-tarefa com 13 municípios e UFT para recuperar áreas degradadas e proteger nascentes
Tocantins Governo do Tocantins publica edital de processo seletivo com bolsas de R$ 3,1 mil para gestão de recursos hídricos