
O Governo do Tocantins, representado pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), participou da I Reunião Técnica do Fórum Nacional dos Gestores Estaduais do Sistema Socioeducativo (Fonacriad). Realizado entre os dias 26 e 28 de março, em São Paulo, o evento teve como tema principal“Mentes que Transformam: Saúde Mental dos Adolescentes e Servidores do Sistema Socioeducativo”.
Durante o encontro, gestores federais e estaduais, além de especialistas da área, debateram políticas públicas e o aprimoramento das diretrizes do atendimento socioeducativo no Brasil, com foco na saúde mental.
A superintendente de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e Adolescente e vice-presidente do Fonacriad, Zeroíldes Miranda, destacou a relevância do tema abordado. “As discussões foram extremamente pertinentes. Tivemos a oportunidade de conhecer práticas de outros estados e compreender como se dá o fluxo de atendimento na Fundação Casa, em São Paulo. Esse encontro foi de grande importância e resultou na elaboração de uma carta direcionada ao Ministério da Saúde e aos Estados, com solicitações para a criação de um fluxo nacional que atenda à saúde mental dos socioeducandos de maneira eficaz”, afirmou.
Programação
A programação do dia 26 incluiu a palestra da juíza Luciana Teixeira de Souza, que abordou o tema “Saúde Mental no Sistema Socioeducativo: Uma Nova História” e apresentou os resultados do Grupo de Trabalho (GT) de Saúde Mental, vinculado ao Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF).
Já no dia 27, o economista e influenciador digital Gilberto José Nogueira Júnior, conhecido como Gil do Vigor, trouxe uma reflexão fundamentada sobre os riscos da criminalidade e a probabilidade de jovens se envolverem em atos infracionais.
Por fim, no terceiro e último dia, ocorreu a elaboração e aprovação coletiva da Carta do Fonacriad, documento que reúne reflexões e diretrizes para nortear futuras políticas públicas.
Fonacriad no Tocantins
Durante o encerramento do evento, o Tocantins foi escolhido para sediar a II Reunião Técnica do Fórum, que ocorrerá entre os dias 4 e 6 de junho, com o tema central“Socioeducação como Política Pública Prioritária”. Esse será o primeiro encontro realizado no estado, representando um marco significativo na história do Sistema Socioeducativo tocantinense.
Justiça Presidente do STF defende atuação de Toffoli no caso do Banco Master
Justiça Psol aciona STF contra “gratificação faroeste” a policiais que matam
Justiça Tribunal italiano adia julgamento sobre extradição de Zambelli