
Em pronunciamento em Plenário nesta terça-feira (25), o senador Wellington Fagundes (PL-MT) fez um convite para a audiência pública sobre a atuação das chamadas "supernovas" universidades federais. O debate — agendado para esta quarta-feira (26), a partir das 14h — será promovido pela Comissão de Educação e Cultura (CE) .
Wellington, que solicitou a audiência, lembrou que essas instituições foram criadas em 2018 a partir do desmembramento de universidades localizadas nos estados de Goiás, Mato Grosso, Piauí, Pernambuco e Tocantins. No requerimento do debate, ele destaca que as "supernovas universidades federais (...) desempenham um papel fundamental na democratização do ensino superior no Brasil".
O senador também disse que as novas unidades — localizadas nas cidades de Rondonópolis (MT), Jataí e Catalão (GO), Parnaíba (PI), Garanhus (PE) e Araguaína (TO) — promovem a interiorização do ensino, garantindo acesso à educação superior para milhares de estudantes que não tinham a oportunidade de se mudar para as capitais estaduais.
Foram convidados para a audiência os reitores das seis universidades.
Ainda durante seu pronunciamento, Wellington elogiou dois eventos do setor do agronegócio realizados recentemente em seu estado, Mato Grosso: a Farm Show, em Primavera do Leste, e o Show Safra, em Lucas do Rio Verde. Ele também ressaltou a importância da tecnologia e da pesquisa agrícola para os resultados expressivos de Mato Grosso.
Senado Federal Senado aprova MP do setor elétrico com abertura do mercado livre de energia
Senado Federal CDH vai debater na terça-feira síndrome do nariz vazio
Senado Federal Debatedores questionam na CE projeto que proíbe alterar textos da Bíblia