
O Projeto de Lei 4585/24 determina que emissoras de rádio e de TV reservem três minutos diários de suas transmissões para veicular informes educativos sobre o sistema político brasileiro.
Pela proposta em análise na Câmara dos Deputados, o tempo poderá ser dividido, nos termos da regulamentação da lei, mas deve ser garantido que ao menos dois minutos da transmissão ocorra entre as 8h e as 22h.
Segundo projeto, os informes educativos deverão ser produzidos por emissoras sob a responsabilidade do poder público federal, como a EBC
(Empresa Brasil de Comunicação), ligada ao Poder Executivo, a TV Câmara e
a TV Senado, ligadas ao Poder Legislativo, ou a TV Justiça, vinculada ao
Poder Judiciário.
Conhecimento das instituições
Apresentado pelo deputado Duda Ramos (MDB-RR), o texto inclui a medida no Código Brasileiro de Telecomunicações .
“É preciso que existam mecanismos para aproximar o brasileiro da política e essa aproximação começa, necessariamente, pelo maior conhecimento sobre o funcionamento das instituições”, afirma.
“Este é o objetivo deste projeto: dotar o País de instrumento que possa proporcionar aos cidadãos maior consciência sobre os Poderes da República e seus procedimentos”, acrescenta.
Próximos passos
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Comunicação e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, tem que ser aprovada pela Câmara e pelo Senado Federal.
Câmara Comissão aprova incentivo à qualificação de pessoas com deficiência no mercado cultural
Câmara Comissão aprova obrigação de agressor pagar tratamento psicológico de vítimas de violência doméstica
Câmara Comissão aprova reserva de vagas para bombeiros civis e brigadistas durante calamidades públicas