
O secretário de Estado da Segurança Pública, Bruno Azevedo, discutiu nesta sexta-feira, 21, com o coordenador nacional do projetoCapacita em Rede, Roberto Camilo Morais, parcerias que possam fortalecer a execução do projeto no Tocantins.
OCapacita em Redeé fomentado pelo Ministério da Educação (MEC) e executado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). O objetivo é oferecer cursos rápidos de qualificação profissional, de 50 horas, às pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Entre os cursos ofertados peloCapacita em Redeestão: cuidador de idoso; introdução ao marketing digital; produção de alimentos doces e salgados; assistente administrativo; manicure e pedicure; maquiagem; costureira; eletricista predial baixa tensão; cuidador infantil e informática.
"Esse é um projeto inspirado na Campanha da Fraternidade de 2023, que teve como temaFraternidade e Fome, e uma das maneiras de se combater a fome é por meio da capacitação profissional. Nós atendemos pessoas que realmente precisam e esses alunos são certificados pelo instituto federal. Trata-se de um projeto simples, mas não simplório. É um projeto ágil, que visa a promoção social, porque acreditamos que por meio da capacitação profissional é possível mudar a vida das pessoas”, destacou o coordenador nacional do projetoCapacita em Rede, Roberto Camilo Morais.
A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com suas regionais e igrejas, participa do projeto mobilizando as pessoas, identificando as necessidades profissionais locais, o ambiente comunitário/paroquial para realização dos cursos e atuando na estrutura de matrículas. Já o IFSULDEMINAS coordena a contratação dos professores, os materiais didáticos e a certificação.
Presente na reunião, o bispo de Porto Nacional Dom José Moreira da Silva reforçou a importância do apoio às ações do projeto. “Estamos buscando apoio porque é um trabalho muito grande, que envolve pessoas que precisam de atenção como os presos, os dependentes, os idosos. Em Porto Nacional e Palmas esse trabalho vem sendo muito bem feito”, lembrou o bispo.
Após conhecer todo o projeto, o titular da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO), Bruno Azevedo, enfatizou que a secretaria aplaude ações que visam a melhoria da qualidade de vida das pessoas e que está de portas abertas para contribuir com o que for possível. “Acreditamos que a educação e a qualificação profissional são ferramentas fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e segura. Com certeza estamos dispostos a contribuir de maneira integrada e colaborativa com o propósito de garantir que essa iniciativa alcance o maior número possível de pessoas”, salientou.
A superintendente de Segurança Integrada, Maria de Fátima Holanda, aproveitou a oportunidade para reforçar que os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) podem ter participação no projeto, já que lidam diretamente com a sociedade. “Vamos implantar Conselhos de Segurança em Porto Nacional e, com certeza, esse será mais um instrumento que fortalecerá essa iniciativa”, finalizou.
Tocantins Governador Laurez Moreira sanciona LDO 2026, integralmente, sem vetos às emendas propostas pelo Legislativo
Tocantins Com reorganização da gestão, Governo do Tocantins alcança 99% de índice de transparência e conquista Selo Diamante
Tocantins Com incentivo do Governo do Tocantins, Balé Popular apresenta espetáculo de fim de ano
Tocantins Adapec leva palestras e atendimento direto aos produtores rurais em Miracema
Tocantins Em Miracema, Governo do Estado lança programa Tocantins Presente com serviços de saúde, educação e assistência social para a população
Tocantins Adapec recebe certificação do Plano Plurianual do Ministério da Mapa
Gurupi - TO Encerramento da 5ª Mostra Cultural destaca talentos e fortalece a cultura gurupiense
Tocantins Governo do Tocantins alcança índice de 95,96% de animais declarados na Campanha de Informações Pecuárias
Gurupi - TO Prefeitura de Gurupi e Sebrae prorrogam participação do público no Circuito Gastronômico até 16 de dezembro