
Por Fernando Vieira – Secom Gurupi
A Prefeitura de Gurupi e o 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros assinaram, na manhã desta terça-feira, 18, um Termo de Cooperação Técnica para a prestação de serviços à comunidade (PSC) por adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. A assinatura ocorreu no gabinete da prefeita Josi Nunes e contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e do Corpo de Bombeiros.
Os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em regime aberto, por determinação judicial, irão realizar a Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) junto ao Corpo de Bombeiros, contribuindo com a comunidade e adquirindo novos aprendizados para sua reinserção social.

Parceria para a reintegração social
A prefeita Josi Nunes ressaltou a importância desta parceria com o Corpo de Bombeiros e destacou a colaboração da corporação com a gestão municipal. “O Corpo de Bombeiros sempre foi um grande parceiro da nossa gestão, e essa iniciativa é essencial para a reintegração de adolescentes na sociedade. Esse trabalho dá a eles a oportunidade de recomeçar, de aprender valores fundamentais e de construir um futuro melhor”, afirmou a Prefeita.
A secretária Municipal de Assistência Social, Rayane Nascimento, agradeceu ao comandante do Corpo de Bombeiros pelo compromisso firmado. “Esse termo de cooperação assinado hoje é um passo importante para promover a reintegração social e o desenvolvimento pessoal dos adolescentes em conflito com a lei. Por meio da prestação de serviços à comunidade, eles podem adquirir habilidades, reduzir a reincidência e fortalecer seus vínculos comunitários e familiares”, destacou.

O comandante do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros, Ten. Cel. Carlos Roberto de Almeida, enfatizou a importância da parceria. “Nosso lema é salvar vidas, mas também desenvolvemos trabalhos sociais. Acreditamos que essa parceria é essencial, pois nos permite atuar na formação desses jovens, oferecendo a eles uma nova perspectiva. Queremos devolvê-los à sociedade com uma visão mais ampla sobre civismo, hierarquia e disciplina, contribuindo para um futuro melhor”, ressaltou o comandante.

O que é a Prestação de Serviços à Comunidade (PSC)?
A Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) é uma medida socioeducativa que consiste na realização de atividades gratuitas e de interesse coletivo, por um período de até seis meses, com uma carga horária máxima de oito horas semanais. Essa medida não pode prejudicar a frequência escolar ou a jornada de trabalho do adolescente.
As ações da PSC têm como objetivos a responsabilização pelo ato infracional cometido, a vivência de espaços de coletividade, a experiência de ambientes de trabalho e o desenvolvimento de estratégias não-violentas para lidar com conflitos. O trabalho realizado pelos adolescentes ocorre em um ambiente acolhedor, com caráter pedagógico, visando a inclusão social e a formação de valores essenciais para a convivência em sociedade.
Presenças
A solenidade contou com as presenças dos vereadores Ivanilson Marinho, presidente da Câmara Municipal; e dos vereadores Matheus Monteiro, Célia Lima, Débora Ribeiro e Colemar da Saborelle.

Tocantins Governo lança programa Tocantins Presente, em Miracema, com ampla atuação da Setas e serviços diretos à população
Tocantins Governo do Tocantins firma parceria com Exército Brasileiro para qualificação e inserção no mercado de trabalho de jovens egressos do serviço militar
Tocantins Governo do Tocantins encerra 1º Encontro dos Gestores dos Postos do Sine com formações técnicas e entrega de certificados
Tocantins Governo do Tocantins reúne gestores e fortalece rede Sine com foco no futuro do atendimento ao trabalhador
Tocantins Setas promove capacitações para ampliar oportunidades no mercado de trabalho no Tocantins
Tocantins Em Palmas, Governo do Tocantins fortalece rede Sine com 1º Encontro Estadual de Gestores
Tocantins Governo do Tocantins promove Feira da Sustentabilidade da Setas, em 2 de dezembro
Tocantins Governo do Tocantins encerra ciclo de oficinas do Plano Estadual de Convivência Familiar e Comunitária
Tocantins Governo do Tocantins e municípios discutem políticas de assistência social durante a Comissão Intergestores Bipartite