
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do arquiteto Walfredo Antunes, ocorrido nesta sexta-feira, 14 de março, em Goiânia/GO. Ele foi pioneiro e um dos profissionais que desenhou o projeto arquitetônico de Palmas. O ato será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) ainda nesta sexta-feira.
Em nota de pesar, o governador destacou a relevante contribuição de Walfredo Antunes para a criação e o desenvolvimento da capital mais jovem do país, ressaltando seu legado de projetos inovadores e seu compromisso com o crescimento da cidade.
"Com imenso pesar, recebi a notícia do falecimento do arquiteto e pioneiro de Palmas, Walfredo Antunes. Sua atuação foi fundamental na criação e no desenvolvimento da capital mais jovem do país, deixando um legado de projetos inovadores e um compromisso inabalável com a cidade que ajudou a construir e viu crescer", expressou Wanderlei Barbosa.
Arquiteto Walfredo Antunes
Nascido na cidade de São Paulo/SP, Walfredo Antunes se mudou para Goiânia/GO, onde formou-se em Arquitetura pela Universidade Católica de Goiás (atual PUC/GO). Possuía mestrado e doutorado em Urbanismo pela Universidade de Londres e pela Universidade de Lisboa, respectivamente, e também já atuou como professor no curso de Arquitetura da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
A carreira do arquiteto é marcada por trabalhos nas três esferas de governo (federal, estadual e municipal), atuando em áreas como planejamento, gestão estratégica, mobilidade urbana, turismo, entre outras. Em 1988, foi convidado para contribuir com a implantação de Palmas. Walfredo Antunes, ao lado do amigo Luiz Cruvinel, participou da criação da capital, desde a elaboração de seu projeto urbanístico até a sua consolidação como uma das mais importantes cidades planejadas do país.
Nota de pesar
Com imenso pesar, recebi a notícia do falecimento do arquiteto e pioneiro de Palmas, Walfredo Antunes, nesta sexta-feira, 14 de março. Sua atuação foi fundamental na criação e no desenvolvimento da capital mais jovem do país, deixando um legado de projetos inovadores e um compromisso inabalável com a cidade que ajudou a construir e viu crescer.
Além de sua contribuição para a arquitetura, Walfredo marcou a educação do estado ao lecionar no curso de Arquitetura da Universidade Federal do Tocantins, compartilhando seu conhecimento e inspirando gerações de profissionais. Ele também deixou sua marca ao atuar em diversas ocasiões nas esferas públicas, sempre em prol do desenvolvimento urbanístico.
Neste momento de dor e consternação, expresso meus sinceros sentimentos e rogo a Deus que conceda conforto e força aos familiares, aos amigos e aos admiradores. Que sua trajetória e legado continuem vivos na história e no coração daqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo.
Wanderlei Barbosa
Governador do Tocantins
Tocantins Governador Laurez Moreira sanciona LDO 2026, integralmente, sem vetos às emendas propostas pelo Legislativo
Tocantins Com reorganização da gestão, Governo do Tocantins alcança 99% de índice de transparência e conquista Selo Diamante
Tocantins Com incentivo do Governo do Tocantins, Balé Popular apresenta espetáculo de fim de ano
Tocantins Adapec leva palestras e atendimento direto aos produtores rurais em Miracema
Tocantins Em Miracema, Governo do Estado lança programa Tocantins Presente com serviços de saúde, educação e assistência social para a população
Tocantins Adapec recebe certificação do Plano Plurianual do Ministério da Mapa
Gurupi - TO Encerramento da 5ª Mostra Cultural destaca talentos e fortalece a cultura gurupiense
Tocantins Governo do Tocantins alcança índice de 95,96% de animais declarados na Campanha de Informações Pecuárias
Gurupi - TO Prefeitura de Gurupi e Sebrae prorrogam participação do público no Circuito Gastronômico até 16 de dezembro