

Josy Rodrigues Donato – Ascom Semus Gurupi
Fotos: Arquivo Equipe de Combate às Endemias
Para prevenir acidentes com escorpiões, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem intensificando o trabalho de busca ativa desses animais em diversos bairros da cidade. Agentes de Combate às Endemias realizam busca ativa do animal todas as terças e quintas-feiras, priorizando locais com maior incidência, como os setores União e Canaã, além de atender notificações e chamados da população.
O trabalho, iniciado em novembro, é realizado em duas etapas, uma durante o dia, em que os agentes vão até a residência preparar o local e retornam à noite para a busca, horário em que os escorpiões são mais ativos. Para facilitar a localização dos animais, os agentes utilizam lanternas com luz UV (luz negra), que revelam o escorpião no escuro.
Ações como essa são especialmente importantes no período chuvoso, quando há aumento na presença desses animais. Crianças de até 10 anos e idosos estão entre os grupos mais vulneráveis em caso de acidentes.
Orientações em caso de encontro com escorpiões
A coordenadora de Endemias, Nathalia Rodrigues, reforça que, ao encontrar um escorpião, o ideal é entrar em contato imediatamente com o CCZ pelo telefone (63) 3315-0098. “Se for tentar capturar o animal, é importante não esmagá-lo, pois isso prejudica a identificação da espécie. Bata levemente com o chinelo para imobilizá-lo e tente colocá-lo em um pote para envio ao CCZ”, orienta.
Em caso de acidente a orientação é procurar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) imediatamente para notificação e tratamento.
Cuidados para evitar a presença de escorpiões em residências
A população deve adotar medidas preventivas:
Vedação: Tampar ralos, frestas, soleiras de portas e janelas (principalmente ao entardecer).
Limpeza: Evitar acúmulo de entulho, lixo doméstico, folhas secas e materiais de construção.
Atenção a caixa de gordura: realizar limpeza e dedetizar, pois é onde geralmente ficam insetos como baratas e grilos que são alimentos do escorpião.
Manutenção: Manter quintais limpos, grama aparada e evitar folhagens densas junto a paredes.
Atenção a objetos: Sacudir roupas, sapatos e toalhas antes de usar.
Proteção: Usar telas em ralos, afastar camas de paredes e evitar que roupas de cama encostem no chão.
Espécies mais comuns na região
Os principais são o escorpião-amarelo (Tityus serrulatus) e o Tityus confluens, além de espécies marrons e pretas. Todos podem causar acidentes graves.
A Prefeitura de Gurupi reforça a importância da prevenção e da participação da comunidade. Em caso de avistamento ou acidente, entre em contato com o CCZ: (63) 3315-0098.
Tocantins Governador Laurez Moreira sanciona LDO 2026, integralmente, sem vetos às emendas propostas pelo Legislativo
Tocantins Com reorganização da gestão, Governo do Tocantins alcança 99% de índice de transparência e conquista Selo Diamante
Tocantins Com incentivo do Governo do Tocantins, Balé Popular apresenta espetáculo de fim de ano
Tocantins Adapec leva palestras e atendimento direto aos produtores rurais em Miracema
Tocantins Em Miracema, Governo do Estado lança programa Tocantins Presente com serviços de saúde, educação e assistência social para a população
Tocantins Adapec recebe certificação do Plano Plurianual do Ministério da Mapa
Gurupi - TO Encerramento da 5ª Mostra Cultural destaca talentos e fortalece a cultura gurupiense
Tocantins Governo do Tocantins alcança índice de 95,96% de animais declarados na Campanha de Informações Pecuárias
Gurupi - TO Prefeitura de Gurupi e Sebrae prorrogam participação do público no Circuito Gastronômico até 16 de dezembro