
A Prefeitura de Palmas iniciou nesta segunda-feira, 10, o mutirão de emissão do Cadastro de Agricultura Familiar (CAF), na Associação de Produtores de Palmas (Asproagro), localizada na Vila Agrotins, região sul de Palmas. A iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura e Serviços do Interior (Seasi), visa identificar e qualificar o produtor rural. Os atendimentos seguem até quarta-feira, 12, das 8 às 14 horas.
De acordo com a Seasi, o Cadastro de Agricultura Familiar é um instrumento de identificação e qualificação dos beneficiários da política nacional da agricultura que permite o acesso a políticas públicas que incentivam o desenvolvimento da agricultura familiar.
A presidente da Associação de Produtores de Palmas (Asproagro), Régila Lima, destaca que o produtor rural está otimista e tem procurado obter o certificado na expectativa de alcançar os benefícios. “É de suma importância que o agricultor requeira o documento, pois de posse dele, terá acesso aos créditos fundiários do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), e do Programa de Microcrédito (Pronaf B), dentre outros benefícios”, disse.
A produtora rural Adriana Saquisaka afirma que agora que está com o documento vai investir em seu próprio negócio. “Eu pretendo criar em torno de 800 galinhas, e produzir em média 360 ovos semanais, pois já tenho clientes interessados nos produtos”, disse.
Empreendedor de sucesso
O produtor rural Wendel Dantas trabalha com aquaponia, piscicultura desenvolvida juntamente com cultivo de hortaliças. Ele já tem o seu Cadastro de Agricultura Familiar (CAF), e diz o que mudou após a emissão do documento. “O CAF me integrou na Associação facilitando a venda de nossos produtos para as escolas da Capital”, disse, lembrando que recebeu orientação de técnicos profissionais bem como participou de vários cursos de capacitação. “Hoje nós conseguimos produzir 2.800 pacotes de hortaliças, sendo que 30 a 40 por cento é vendido direto no comércio, e o restante, através da Associação de Agricultura Familiar”.
De acordo com o diretor de Assistência Técnica da Seasi, Guilherme Vazburns, o cadastramento é necessário para que o agricultor possa ter acesso a uma série de vantagens. “Com o certificado os agricultores terão benefícios como aposentadoria, linhas de crédito do governo federal, auxílio-previdência, auxílio-maternidade, auxílio-doença, dentre outros.
Texto: Márcio Greick e Daniel Reis (estagiário de Jornalismo da Secom)
Edição: Denis Rocha
Revisão:



  Palmas - TO  Aluna de programa sociocultural da Guarda Metropolitana de Palmas se destaca no tênis de mesa nacional  
  Palmas - TO  Visitantes destacam limpeza e organização do Cemitério Jardim da Paz no Dia de Finados  
  Palmas - TO  Prefeito Eduardo Siqueira Campos destaca papel da Escola Sesi de Referência e defende parceria para avanço da indústria 4.0 
  Palmas - TO  Prefeitura de Palmas conclui abordagens educativas para conscientização sobre trabalho infantil  
  Palmas - TO  Prefeitura de Palmas articula criação do Comitê Permanente de Combate ao Assédio Sexual e Moral  
  Palmas - TO  Avenida comercial do setor Jardim Aureny II recebe nova sinalização viária 
  Palmas - TO  Obras de infraestrutura avançam na região da Baixada do Jardim Aureny III com execução dos serviços de drenagem  
  Palmas - TO  Círio de Nazaré em Palmas reforça turismo religioso e movimenta a economia  
  Palmas - TO  Prefeitura de Palmas expõe trabalhos de alunos da Educação Infantil em mostra artística