
Para orientar e conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou blitz educativa na capital do estado, Palmas. A ação coordenada pela Superintendência da Hemorrede do Tocantins ocorreu na manhã da sexta-feira, 28, na Avenida JK.
A diretora de Gestão da Hemorrede, Heloina Oliveira da Silva, afirmou que “nosso estoque encontra-se em situação crítica, por isso promovemos essas ações para que os doadores procurem o Hemocentro e também motivar novos doadores. Uma doação pode salvar até quatro vidas, então quanto mais doadores, mais vidas são salvas. A blitz é uma ação estratégica para reforçar os nossos estoques neste período festivo de carnaval”.
O técnico da captação do Hemocentro, Danilo Machado Pullem Parente, reforçou que, “a ação é para mobilizar doadores na ação neste período que antecipa o Carnaval. O período de férias e Carnaval é um dos períodos em que os estoques estão em baixa, por isso reforçamos com as ações de conscientização para este ato de amor”.
“Muito bom, é necessário contribuir com o abastecimento do estoque do banco de sangue. Vale a pena disponibilizar seu tempo e seu sangue para ajudar a vida de outra pessoa. Não dói nada e é rápido”, afirmou a doadora Ludimila de Jesus Teixeira.
Ações
Dando continuidade para buscar um maior número de participação de doadores no abastecimento do banco de sangue do Estado, será realizada na sexta-feira, a partir das 13 horas, uma coleta de sangue no Hemocentro do Hospital Geral de Palmas (HGP), em parceria com os bombeiros. A outra ação vai acontecer na Escola de Tempo Integral (ETI) no Jardim Taquari, onde a unidade móvel do hemocentro vai atender no sábado, 1° de março, das 14 às 17 horas; e no domingo, 2, das 8 às 11 horas.
As unidades de coleta no Tocantins estão localizadas em Palmas, Araguaína, Porto Nacional, Gurupi e Augustinópolis. “Pedimos que as pessoas compareçam e nos ajudem a manter os estoques regulares para atender as demandas. Nesta época muita gente viaja, então o ideal é fazer a doação antes, pois também é um período de excessos e geralmente ocorrem muitos acidentes com pacientes que demandam bolsas de sangue”, pontuou a superintendente da Hemorrede do Tocantins (Hemoto), Pollyana Gomes.
Funcionamento da Hemorrede no carnaval
No dia 1° de março (sábado), haverá funcionamento normal das unidades,exceto a Unidade de Coleta de Palmas - Anexo do HGP que não funciona aos sábados;
No dia 3 de março (segunda-feira), todas as unidades estarão fechadas;
No dia 4 de março (terça-feira), todas as unidades estarão fechadas;
No dia 5 de março (quarta-feira), haverá funcionamento normal a partir das 7 horas.
Requisitos para doação
Entre os requisitos para doação estão: apresentar documento oficial com foto; ter entre 16 e 69 anos de idade (jovens entre 16 e 17 anos precisam do consentimento formal do responsável legal); pesar no mínimo 50 kg; estar bem alimentado no momento da doação e ter boas condições de saúde.
Homens têm intervalos de 60 dias entre uma doação e outra e mulheres de 90. Cada bolsa pode salvar até quatro pessoas.
Saúde Anvisa proíbe duas substâncias utilizadas em unhas em gel
Saúde Anvisa proíbe duas substâncias utilizadas em produtos para unhas
Saúde Governo lança fórum para fortalecer políticas de saúde da mulher
Saúde Mulheres do CadÚnico terão acesso mais rápido a absorventes pelo SUS
Tocantins Governo do Tocantins promove mobilização pela saúde da população negra e reforça políticas de equidade
Tocantins Governo do Tocantins divulga resultado provisório da seleção de docentes e coordenador do treinamento de Epidemiologia Aplicada ao SUS