
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), divulgou nesta segunda-feira, 24, o painel de monitoramento de dados sobre a situação epidemiológica de hanseníase. Por meio dolink, é possível acompanhar os casos confirmados por região de saúde de todo o estado.
O painel tem como fonte de dados o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e será atualizado semanalmente. No site, é possível consultar o total de notificações por hanseníase, casos novos na população geral, casos novos em menores de 15 anos, casos novos com grau de incapacidade física 1 e casos novos com grau de incapacidade física 2.
“Queremos divulgar essa ferramenta para todos os municípios terem ciência e já utilizem para consulta, mas pretendemos organizar uma webconferência para ensinar os municípios a utilizarem da melhor forma”, destaca a coordenadora estadual do programa de hanseníase da SES-TO, Márcia Faria Silva, ao reforçar que a ferramenta entrou em funcionamento neste mês de fevereiro.
Conforme dados disponíveis no painel, o Tocantins teve 88 notificações e 56 casos confirmados da doença neste ano. Já em 2024, o estado teve 836 novos casos confirmados.
Hanseníase
A hanseníase é uma doença que afeta pele e nervos periféricos, e é causada pela bactériaMycobacteriumleprae ou bacilo deHansen. A doença tem cura e o tratamento é gratuito, feito nas unidades básicas de saúde. Quanto mais precoce for o diagnóstico, mais rápida será a cura, sendo o tratamento via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos.
Saúde Anvisa proíbe duas substâncias utilizadas em unhas em gel
Saúde Anvisa proíbe duas substâncias utilizadas em produtos para unhas
Saúde Governo lança fórum para fortalecer políticas de saúde da mulher
Saúde Mulheres do CadÚnico terão acesso mais rápido a absorventes pelo SUS
Tocantins Governo do Tocantins promove mobilização pela saúde da população negra e reforça políticas de equidade
Tocantins Governo do Tocantins divulga resultado provisório da seleção de docentes e coordenador do treinamento de Epidemiologia Aplicada ao SUS