
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), iniciou nesta segunda-feira, 24, em Palmas, a programação do Encontro Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social, com os objetivos de contribuir e aprimorar a gestão dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
O evento segue até esta terça-feira, 25, no auditório da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, e reúne prefeitos, secretários municipais de assistência social, assistentes sociais, autoridades e demais trabalhadores do Suas dos 139 municípios tocantinenses.
“O objetivo do encontro é levar orientações para prefeitos, secretários e técnicos do Suas de todos os municípios sobre a gestão, a execução e o financiamento da política de assistência social”, destacou a titular da Setas, Cleizenir dos Santos, durante a abertura do evento.
Durante os dois dias de encontro, os participantes terão a oportunidade de tirar dúvidas relativas à execução da gestão da Política Estadual da Assistência Social e do Suas, de modo a assegurar o fortalecimento dos serviços prestados à população.
A secretária de Assistência Social de Paranã, Márcia Cristina, pontuou a importância do encontro para os municípios de pequeno porte. “O nosso município é de pequeno porte e os conhecimentos aqui compartilhados contribuem para que a política de assistência social seja, de fato, executada nos 139 municípios”, ressaltou.
Projeto “Mãos que Criam”
No primeiro dia do encontro, a primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, lançou o projeto de inclusão produtivaMãos que Criam, iniciativa que resgata e amplia o antigo projetoRecriarte, desativado há anos. Com uma nova identidade e espaços modernos, a ação visa possibilitar aos beneficiários um implemento na renda, por meio de oficinas e cursos. OMãos que Criampromoverá cursos de barbeiro, cabeleireiro, manicure, panificação, doces e compotas, costura básica, oficinas de artesanato em retalho, em vidro, bordado livre, pintura em tecido epatchwork.
Na ocasião, a primeira-dama Karynne Sotero assegurou aos municípios que o governador Wanderlei Barbosa deseja estender o projeto. “Além da reforma e da reestruturação no prédio do projeto na região norte de Palmas, teremos um novo centro de atendimento na região sul da capital. É um desejo do governador levar o projeto para todas as cidades tocantinenses”, salientou.
Palestras
A palestra de abertura do evento foi realizada pela assistente social da Setas, Régina Mercês, que apresentou, aos gestores municipais, o que já foi conquistado na regulamentação da política de assistência social, as legislações e os instrumentos legais, além de como ela deve ser desenvolvida.
“É um panorama de como está a política de assistência social do estado, destacando os equipamentos que temos e quantos eles são; os serviços e os benefícios ofertados; a quantidade de instituições e famílias que são atendidas no CadÚnico [Cadastro Único], noBolsa Família, no programaCriança Felize no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos; e o cofinanciamento dos Benefícios Eventuais”, pontuou a assistente social.
Presenças
Também participaram do evento a senadora Professora Dorinha; o diretor-executivo do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), José de Arimatéia; a secretária de Estado Mulher, Berenice Barbosa; o presidente da Agência de Metrologia, Ronan Dorneles de Sousa; o secretário-executivo da Ação Social de Palmas, Amilson Rodrigues; a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), Helenilva Custódio; a presidente do Colegiado Estadual de Gestores de Assistência Social (Coegemas), Débora Francisca Dutra; entre outras autoridades.
Programação
25/02 – 2º dia (terça-feira):
Atração local – Mauredson Saxofone;
8 horas – Atração cultural – Balé Popular;
8h20 –PainelCadastro Único e Bolsa Família– Nágila Praigida;
8h50–Programa Primeira Infância no Suas/Criança Feliz– Katilvânia Guedes;
9h10 –Benefícios Eventuais e Emergenciais no Suas– Paula Oliveira Lima (MDS);
9h50 – Roda de conversa das apresentações – coordenação: Régina Mercês;
10h30 –Coffee break;
10h45 – Painel Serviços Suas: proteção social especial alta e média complexidade – Eziana e Aline;
11h30 – Roda de conversa das apresentações – coordenação: Ruth Sampaio;
12 horas – Intervalo para almoço;
14h – Acolhimento - Wanio Braga Ribeiro Maracaípe (Seduc);
14h10 – Painel Conselho Estadual da Assistência Social – CEAS – Helenilva Custódio;
14h40 – Apresentação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional – Fernanda;
15h20 – Roda de conversa – Ana Karla;
15h 40– Painel deEconomia Solidária e Inclusão Produtiva –Clay Rios;
16h10 – Programa Jovem Trabalhador;
16h40 – Encerramento.
Tocantins Governo lança programa Tocantins Presente, em Miracema, com ampla atuação da Setas e serviços diretos à população
Tocantins Governo do Tocantins firma parceria com Exército Brasileiro para qualificação e inserção no mercado de trabalho de jovens egressos do serviço militar
Tocantins Governo do Tocantins encerra 1º Encontro dos Gestores dos Postos do Sine com formações técnicas e entrega de certificados
Tocantins Governo do Tocantins reúne gestores e fortalece rede Sine com foco no futuro do atendimento ao trabalhador
Tocantins Setas promove capacitações para ampliar oportunidades no mercado de trabalho no Tocantins
Tocantins Em Palmas, Governo do Tocantins fortalece rede Sine com 1º Encontro Estadual de Gestores
Tocantins Governo do Tocantins promove Feira da Sustentabilidade da Setas, em 2 de dezembro
Tocantins Governo do Tocantins encerra ciclo de oficinas do Plano Estadual de Convivência Familiar e Comunitária
Tocantins Governo do Tocantins e municípios discutem políticas de assistência social durante a Comissão Intergestores Bipartite