
Referência para a região sudeste do Tocantins, com uma população de mais de 60 habitantes, de oito municípios, o Hospital Regional de Dianópolis (HRD), administrado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), tem ampliado a oferta de serviços e a capacidade de atendimentos. Com os investimentos tecnológicos do Governo do Tocantins, a unidade hospitalar ampliou o número e atendimentos em 26%, saltando de 34.625 em 2023 para 43.747 em 2024 e cresceu 60% na realização de exames, de 12.408 em 2023 para 19.907 em 2024.
“Passei por uma intercorrência e fui atendida pelos profissionais do hospital. Recebi cuidados excepcionais e fui submetida a um procedimento cirúrgico que, à primeira vista, parecia impossível. No entanto, graças à equipe especializada e ao atendimento humanizado, pude me beneficiar de uma infraestrutura adequada para a realização do meu procedimento”, relata a moradora de Dianópolis Ceila Menezes.
Segundo o diretor-geral da unidade, Enoquex Cordeiro, o hospital tem ampliado de forma robusta os atendimentos à população, não somente de Dianópolis, mas de toda região. "O crescente número de atendimentos em contraposição a redução do número de transferências evidencia de maneira clara e plena a resolutividade do nosso serviço. Para cada 100 pacientes recebidos na unidade, 97,75% são tratados aqui, sem necessidade de transferência para outros níveis de complexidade”.
Relatórios da Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias (SUHP/SES-TO) apontam que dos 43.747 atendimentos realizados em 2024, apenas 985 foram transferidos para outras unidades, uma taxa de 2,25%. Outros dados relevantes são os aumentos no número de cirurgias, que cresceu 26%, de 933 em 2023 para 1.182 em 2024 e 13% no número de partos (381 em 2023 e 433, em 2024).
Estrutura
A unidade hospitalar é porte II (apta para atendimentos de média complexidade, com atendimento hospitalar de urgência, emergência e eletivo) e atende oito municípios do sudeste do Tocantins: Dianópolis, Novo Jardim, Ponte Alta do Bom Jesus, Rio da Conceição, Porto Alegre, Almas, Taipas e Taguatinga.
O HRD conta com 43 leitos operacionais, sala de parto e pré-parto, duas salas cirúrgicas, sala de recuperação pós-anestesia, serviços de anestesiologia, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, cirurgia ginecológica e obstétrica e cirurgia ortopédica, além de profissionais das áreas de Assistência Social, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, Fonoaudiologia e Odontologia.
O local dispõe de pronto-socorro, observação, enfermarias, agência transfusional, laboratórios de análises clínicas, eletrocardiograma, raio-x e ultrassonografia e também realiza exames cardiológicos (risco cirúrgico).
Saúde Anvisa proíbe duas substâncias utilizadas em unhas em gel
Saúde Anvisa proíbe duas substâncias utilizadas em produtos para unhas
Saúde Governo lança fórum para fortalecer políticas de saúde da mulher
Saúde Mulheres do CadÚnico terão acesso mais rápido a absorventes pelo SUS
Tocantins Governo do Tocantins promove mobilização pela saúde da população negra e reforça políticas de equidade
Tocantins Governo do Tocantins divulga resultado provisório da seleção de docentes e coordenador do treinamento de Epidemiologia Aplicada ao SUS