
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), apresentou, nesta quarta-feira, 19, no1º Encontro Eco Viver de 2025, o balanço dos resultados obtidos em 2024 com o projetoEco Semarh – Construindo um Futuro Sustentável,desenvolvido no âmbito da A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública. Com apoio dos gestores e servidores da Semarh foram 1.382.523 kg de resíduos para associações de recicláveis, além da redução do consumo de água, energia, impressão de papel e do uso de copos descartáveis.
O secretário de Meio Ambiente, Marcello Lelis, enfatizou que, “somos o órgão que propõe as políticas de meio ambiente do Estado, precisamos vencer o maior desafio conosco mesmo, evoluirmos com a mudança de comportamento e sermos o exemplo para incentivar a adesão da A3P por outros órgãos. Com pequenas ações diárias vamos somar para alcançarmos cada vez mais e melhores resultados. Esses resultados são a nossa contribuição para o futuro sustentável e avanço da A3P em nosso estado.”
A secretária Executiva da Semarh, Mônica Avelino Arrais, prestigiou o1º Eco Viver 2025, e reiterou, “tenho participado das ações e acompanhado o trabalho crescente da Comissão Eco Semarh e a contribuição dos nossos servidores, estamos de parabéns pelos resultados. O Eco Semarh registrou bem seu primeiro ano de contribuição para o futuro sustentável e avanço da A3P na administração pública do nosso estado”, reiterou Mônica Avelino.
No decorrer da apresentação, os membros da Comissão Eco Semarh, a diretora de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos, Ellen Amaral; o diretor de Administração e Finanças, Célio Pinheiro de Oliveira Júnior e a coordenadora da equipe do ICMS Ecológico, Fernanda Silva, destacaram dados dos painéis de apresentação do balanço 2024 do projeto Eco Semarh.
“O projeto Eco Semarh é uma iniciativa de incentivo à sustentabilidade e nossas ações diárias divulgadas em nossos canais de comunicação e redes sociais, já vem despertando o interesse de outros órgãos, como as secretarias de Estado da Fazenda, da Educação e dos Povos Originários e Tradicionais. Em 2025, contamos com o envolvimento crescente de nossos servidores para que pequenas ações diárias da A3P passem a fazer parte da rotina de todos os órgãos estaduais”, ressaltou Ellen Amaral.
Além dos integrantes da Comissão Eco Semarh, o evento contou com a presença dos servidores de todos os departamentos do órgão.
Sobre a A3P
A Agenda Ambiental na Administração Pública visa estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas sustentáveis. No Tocantins, a Comissão da Eco Semarh destacou os eixos do uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gestão adequada dos resíduos gerados, qualidade de vida no ambiente de trabalho, compras públicas sustentáveis, construções sustentáveis, e a sensibilização e capacitação dos servidores.
Tocantins Governo do Tocantins distribui cerca de 17 mil mudas do Cerrado para recuperar Áreas de Preservação Permanentes nas bacias hidrográficas
Tocantins Governo do Tocantins fortalece adesão ao Projeto Floresta+ e incentiva conservação ambiental no campo
Tocantins Governo do Tocantins dá início às ações para elaboração do plano de prevenção e combate a incêndios florestais de 2026
Tocantins Monitoramento ambiental do Governo do Tocantins aponta queda no desmatamento e nos focos de queimadas em 2025
Tocantins Governo do Tocantins avança em políticas ambientais e fortalece protagonismo internacional
Tocantins Meio Ambiente destaca destinação correta dos resíduos sólidos urbanos em Paraíso do Tocantins
Tocantins Governo do Tocantins participa de debates sobre a agenda climática no Fórum da Amazônia Legal em São Luís
Tocantins Governo do Tocantins recebe representantes do programa AL-Invest Verde, iniciativa da União Europeia, para alinhamento sobre o CAR 2.0
Tocantins Com 98,53% das metas atingidas, Governo do Tocantins reforça diálogo com a ANA e destaca avanços na gestão de recursos hídricos