
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), apresentou, nesta quarta-feira, 19, no1º Encontro Eco Viver de 2025, o balanço dos resultados obtidos em 2024 com o projetoEco Semarh – Construindo um Futuro Sustentável,desenvolvido no âmbito da A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública. Com apoio dos gestores e servidores da Semarh foram 1.382.523 kg de resíduos para associações de recicláveis, além da redução do consumo de água, energia, impressão de papel e do uso de copos descartáveis.
O secretário de Meio Ambiente, Marcello Lelis, enfatizou que, “somos o órgão que propõe as políticas de meio ambiente do Estado, precisamos vencer o maior desafio conosco mesmo, evoluirmos com a mudança de comportamento e sermos o exemplo para incentivar a adesão da A3P por outros órgãos. Com pequenas ações diárias vamos somar para alcançarmos cada vez mais e melhores resultados. Esses resultados são a nossa contribuição para o futuro sustentável e avanço da A3P em nosso estado.”
A secretária Executiva da Semarh, Mônica Avelino Arrais, prestigiou o1º Eco Viver 2025, e reiterou, “tenho participado das ações e acompanhado o trabalho crescente da Comissão Eco Semarh e a contribuição dos nossos servidores, estamos de parabéns pelos resultados. O Eco Semarh registrou bem seu primeiro ano de contribuição para o futuro sustentável e avanço da A3P na administração pública do nosso estado”, reiterou Mônica Avelino.
No decorrer da apresentação, os membros da Comissão Eco Semarh, a diretora de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos, Ellen Amaral; o diretor de Administração e Finanças, Célio Pinheiro de Oliveira Júnior e a coordenadora da equipe do ICMS Ecológico, Fernanda Silva, destacaram dados dos painéis de apresentação do balanço 2024 do projeto Eco Semarh.
“O projeto Eco Semarh é uma iniciativa de incentivo à sustentabilidade e nossas ações diárias divulgadas em nossos canais de comunicação e redes sociais, já vem despertando o interesse de outros órgãos, como as secretarias de Estado da Fazenda, da Educação e dos Povos Originários e Tradicionais. Em 2025, contamos com o envolvimento crescente de nossos servidores para que pequenas ações diárias da A3P passem a fazer parte da rotina de todos os órgãos estaduais”, ressaltou Ellen Amaral.
Além dos integrantes da Comissão Eco Semarh, o evento contou com a presença dos servidores de todos os departamentos do órgão.
Sobre a A3P
A Agenda Ambiental na Administração Pública visa estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas sustentáveis. No Tocantins, a Comissão da Eco Semarh destacou os eixos do uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gestão adequada dos resíduos gerados, qualidade de vida no ambiente de trabalho, compras públicas sustentáveis, construções sustentáveis, e a sensibilização e capacitação dos servidores.
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, 5ª edição do Mulheres das Águas reúne lideranças e fortalece protagonismo feminino na gestão hídrica em Natividade
Tocantins Governo do Tocantins premia os campeões da sustentabilidade da Agrotins 2026
Tocantins Governo do Tocantins fortalece monitoramento da qualidade da água com parceria com UFT e Fapto
Tocantins Governo do Tocantins premia municípios por resultados em ações ambientais e gestão sustentável
Tocantins Maratona de inovação promovida pelo Governo do Tocantins premia propostas voltadas a desafios ambientais
Tocantins Governo do Tocantins lança Consulta CAR e consolida plataforma para segurança ambiental no campo
Tocantins Governo do Tocantins mobiliza municípios para restringir uso de recipientes de vidro nas praias durante temporada 2026
Tocantins Governo do Tocantins articula força-tarefa com 13 municípios e UFT para recuperar áreas degradadas e proteger nascentes
Tocantins Governo do Tocantins publica edital de processo seletivo com bolsas de R$ 3,1 mil para gestão de recursos hídricos