
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), assinou o Termo de Compromisso que formaliza a parceria entre o Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) e as unidades federativas para a realização das atividades doFNAS pelo Brasilao longo de 2025. O documento reforça a cooperação e o compromisso entre o FNAS e os entes federados. Documento foi assinado nessa quinta-feira, 13, durante o 2º Encontro Nacional de Fundos de Assistência Social, que ocorre em Brasília.
Na ocasião, ocorreu a solenidade de entrega de comendas e medalhas de agradecimento aos parceiros doFNAS pelo Brasilem 2024. O Tocantins foi agraciado com a homenagem que reconheceu estados e gestores que contribuíram para o fortalecimento das ações do programa, promovendo capacitação, inovação e aprimoramento dos processos de gestão financeira do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
No segundo dia do encontro, o FNAS também anunciou a disponibilização doSelo de Qualidade da Gestão Financeira do Suas e lançou oCalendário do FNAS pelo Brasil 2025, que estabelece o cronograma de atividades e eventos técnicos para o decorrer do ano.
Selo de qualidade
O Selo tem como principal objetivo certificar estados e municípios que demonstram compromisso com a boa gestão dos recursos do Sistema Único de Assistência Social (Suas), promovendo maior transparência, eficiência e qualidade na execução financeira.
A obtenção do selo é baseada em critérios técnicos rigorosos que avaliam o desempenho na gestão orçamentária e financeira, a correta aplicação dos recursos, bem como o cumprimento das normativas estabelecidas pelo Suas. Essa iniciativa, visa garantir que os investimentos na Assistência Social sejam aplicados de forma eficaz e transparente.
A gestora da Setas, Cleizenir dos Santos, destacou que nos dois primeiros dias de evento o FNAS promoveu importantes avanços para aprimorar a gestão dos recursos da Assistência Social. “O Selo é de grande importância para o reconhecimento de estados e municípios que trabalham com seriedade os recursos da Assistência Social. Acredito que seja um marco na valorização e reconhecimento da excelência na administração dos recursos da Assistência Social no Brasil”.
O ano de 2025 marca a primeira edição do Selo FNAS, os agraciados serão conhecidos em novembro, e a avaliação será feita referente ao exercício de 2024. Estados e municípios interessados podem acessar os critérios e orientações para obtenção do seloclicando aqui.
Calendário FNAS 2025
OCalendário do FNAS pelo Brasil 2025estabelece o cronograma de atividades e eventos técnicos para o decorrer do ano, e reúne encontros presenciais, ações de monitoramento e eventos estratégicos para aprimorar a execução dos recursos do Suas.
Encontro
O 2º Encontro Nacional de Fundos segue com programação nesta sexta-feira, 14, com as palestras sobre oNovo Sistema de Prestação de Contas AgilizaSUAS, o desenho dasNovas Portarias no Financiamento do Suas, e a apresentação da revista nº 1 de relatos e experiências de municípios e Estados sobre práticas de gestão financeira e orçamentária no Suas.
Tocantins Governo lança programa Tocantins Presente, em Miracema, com ampla atuação da Setas e serviços diretos à população
Tocantins Governo do Tocantins firma parceria com Exército Brasileiro para qualificação e inserção no mercado de trabalho de jovens egressos do serviço militar
Tocantins Governo do Tocantins encerra 1º Encontro dos Gestores dos Postos do Sine com formações técnicas e entrega de certificados
Tocantins Governo do Tocantins reúne gestores e fortalece rede Sine com foco no futuro do atendimento ao trabalhador
Tocantins Setas promove capacitações para ampliar oportunidades no mercado de trabalho no Tocantins
Tocantins Em Palmas, Governo do Tocantins fortalece rede Sine com 1º Encontro Estadual de Gestores
Tocantins Governo do Tocantins promove Feira da Sustentabilidade da Setas, em 2 de dezembro
Tocantins Governo do Tocantins encerra ciclo de oficinas do Plano Estadual de Convivência Familiar e Comunitária
Tocantins Governo do Tocantins e municípios discutem políticas de assistência social durante a Comissão Intergestores Bipartite