
O Governo do Tocantins avança mais um passo em sua política ambiental com a organização da5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente (Cema), um evento crucial para o debate sobre a emergência climática e os desafios da transformação ecológica. A conferência, prevista para ocorrer no dia 13 de março, terá a participação de representantes municipais, estaduais, especialistas, sociedade civil e convidados consolidando-se como um espaço de construção coletiva de soluções para a crise climática.
A iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh ) responde à diretriz do Ministério do Meio Ambiente (MMA), que delegou aos estados a realização das conferências regionais. O evento tem o objetivo de promover o debate sobre as mudanças climáticas e a implementação de medidas de adaptação e mitigacão. O Decreto nº 6.884, de convocação para a conferência foi publicado no Diário Oficial nº 6.736/2025.Os interessados já podem efetuar sua inscrição por meio doLink inscrição.
A5ª Conferência Estadual do Meio Ambienteserá estruturada em cinco eixos temáticos principais: mitigação; adaptação e preparação para desastres; justiça climática; transformação ecológica; governança e educação ambiental.
”Por isso, o evento busca incentivar o diálogo entre diferentes setores da sociedade com a proposta de eleger até quatro propostas para os cinco eixos temáticos, que serão encaminhadas para a etapa nacional daConferência Nacional do Meio Ambiente”, explica a diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade Erliette Gadotti. A conferência elegerá ainda a delegação estadual que representará o Tocantins na fase nacional do evento.
Para a diretora,a realização da5ª Conferência Estadual do Meio Ambientereflete o compromisso do Tocantins com a sustentabilidade e a preservação de seus biomas. ”O evento também se alinha às diretrizes do novo Plano Clima nacional, que será lançado pelo Ministério do Meio Ambiente ainda este ano, com estratégias de adaptação e mitigação, além de planos setoriais para diferentes áreas”, completa.
A conferência será realizada de forma presencial, com a expectativa de reunir 300 participantes,no auditório do Tribunal de Contas, a partir das 8 horas da manhã. A organização do evento está a cargo da Comissão Organizadora, constituída pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis.
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, 5ª edição do Mulheres das Águas reúne lideranças e fortalece protagonismo feminino na gestão hídrica em Natividade
Tocantins Governo do Tocantins premia os campeões da sustentabilidade da Agrotins 2026
Tocantins Governo do Tocantins fortalece monitoramento da qualidade da água com parceria com UFT e Fapto
Tocantins Governo do Tocantins premia municípios por resultados em ações ambientais e gestão sustentável
Tocantins Maratona de inovação promovida pelo Governo do Tocantins premia propostas voltadas a desafios ambientais
Tocantins Governo do Tocantins lança Consulta CAR e consolida plataforma para segurança ambiental no campo
Tocantins Governo do Tocantins mobiliza municípios para restringir uso de recipientes de vidro nas praias durante temporada 2026
Tocantins Governo do Tocantins articula força-tarefa com 13 municípios e UFT para recuperar áreas degradadas e proteger nascentes
Tocantins Governo do Tocantins publica edital de processo seletivo com bolsas de R$ 3,1 mil para gestão de recursos hídricos