
O Governo do Tocantins, por meio da Controladoria-Geral (CGE-TO) e da Ouvidoria-Geral (OGE), publicou nesta semana o Relatório Anual 2024 do Sistema Estadual de Ouvidorias. O documento apresenta um balanço detalhado das manifestações recebidas ao longo do ano, evidenciando a participação cidadã na melhoria dos serviços públicos estaduais.
O relatório aponta um total de 6.481manifestaçõesde ouvidoriaregistradas em 2024, entre comunicações, elogios, solicitações, sugestões, reclamaçõese denúncias. Os dados revelam que 49,38% das manifestações foram solicitações, seguidas por reclamações (24,66%), comunicações(16,02%), denúncias(8,16%), elogios (1,03%)e sugestões (0,49%). Os principais temas abordados incluíram atendimento público, educaçãoe tributos.
Do total de manifestações, 5.666 foram concluídas, o que corresponde a 87,42%. Outras 40 foram prorrogadas (0,62%), 23 foram encaminhadas para outro órgão (0,35%) e 644 foram arquivadas (9,94%). As 108 manifestações restantes, que representam 1,67 % do total, estão em análise e dentro do prazo de 30 dias determinado pela Lei Federal nº 13.460/2017 para resposta de uma demanda. O tempo médio de resposta das manifestações foi de 15,47 dias, o que representa metade do prazo legal.
Acesso à Informação
Em relação aos pedidos de acesso à informação, em 2024 foram contabilizados 996 pedidos. Destes, 953 foram concluídos (95,68%), 10 tiveram o prazo prorrogado (1%) e 7 foram encaminhados para outro órgão (0,7%). Outros 26 pedidos estão em análise (2,61%) dentro do prazo de 20 dias determinado pela Lei Federal nº 12.527/2011.
Novidade
Pela primeira vez, o Relatório Anual apresenta dados sobre os pedidos e recursos de acesso à informação, ampliando a transparência e a divulgação de informações de interesse público.
A Ouvidora-Geral do Estado, Larissa Duzzioni, destaca a importância dessa novidade. "Ajustamos o modo de elaboração do relatório para incluir informações sobre os recursos previstos na Lei de Acesso à Informação, algo inédito até então. Essa atualização reforça nosso dever de assegurar o direito à informação e de promover uma administração pública cada vez mais transparente e participativa", pontua. A gestora também explica que o relatório serve como norteador para o aprimoramento das ferramentas de comunicação entre governo e população.
Controle Social
Para a CGE-TO, a divulgação do Relatório Anual reforça a importância da ouvidoria como ferramenta essencial para a gestão pública e para o controle social. "A transparência e a participação popular são fundamentais para o aprimoramento das políticas públicas. Este documento reflete nosso compromisso em ouvir e atender a sociedade tocantinense", comentao Secretário-Chefe da CGE, Murilo Centeno.
O Relatório Anual 2024 do Sistema Estadual de Ouvidorias está disponível para consulta no site oficial da Ouvidoria (https://www.to.gov.br/ouvidoria/relatorio-anual/2blyrqwdd7nq), permitindo que toda a população tenha acesso às informações e dados consolidados sobre as atividades da Ouvidoria-Geral do Estado ao longo do ano.
Tocantins Governador Laurez Moreira anuncia retomada das obras da TO-262 e TO-040 durante entrega de obras estruturantes em Pindorama
Tocantins Governador Laurez Moreira sanciona LDO 2026, integralmente, sem vetos às emendas propostas pelo Legislativo
Tocantins Com reorganização da gestão, Governo do Tocantins alcança 99% de índice de transparência e conquista Selo Diamante
Tocantins Com incentivo do Governo do Tocantins, Balé Popular apresenta espetáculo de fim de ano
Tocantins Adapec leva palestras e atendimento direto aos produtores rurais em Miracema
Tocantins Em Miracema, Governo do Estado lança programa Tocantins Presente com serviços de saúde, educação e assistência social para a população