
A atriz Fernanda Torres pode ser homenageada pelo Senado com o Diploma Bertha Lutz. A premiação é concedida anualmente a mulheres que se destacam na defesa dos direitos das mulheres e das questões de gênero no Brasil. T orres venceu o Globo de Ouro e concorre ao Oscar pela sua atuação no filme brasileiroAinda Estou Aqui(2024). A indicação foi feita pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA).
Ao indicar Fernanda Torres para receber o prêmio, a senadora afirmou que o diploma seria um reconhecimento à "relevante contribuição" prestada pela atriz ao longo da sua carreira.
"A indicada possui trajetória destacada na promoção da equidade e na defesa das pautas femininas, senda referência em sua área de atuação", argumenta Eliziane na indicação.
A senadora também destaca a atuação de Fernanda Torres em Ainda Estou Aqui, onde ela interpreta Eunice Paiva, esposa do ex-deputado federal Rubens Paiva. Ele foi preso pela ditadura militar em 1971 e dado como desaparecido. O filme trata dos esforços de Eunice para obter do Estado brasileiro o reconhecimento de que seu marido foi torturado e assassinado pela ditadura.
— Eunice, mesmo com o desaparecimento do marido, manteve a família de pé, mostrando a força e a resiliência que só nós mulheres temos diante das adversidades. E Fernanda Torres mostrou ao mundo essa história — elogiou a senadora em mensagem que enviou à Bancada Feminina comunicando a indicação.
A iniciativa tem o apoio das senadoras da Bancada, liderada pela senadora Leila Barros (PDT-DF). Leila também propôs um voto de aplauso do Senado para a atriz, como forma de celebrar a conquista do Globo de Ouro, no início de janeiro. A vitória, na categoria de Melhor Atriz em um Filme de Drama, é inédita para o Brasil.
Ainda Estou Aqui tornou-se o primeiro filme brasileiro filme brasileiro a ser indicado para o Oscar de Melhor Filme, a maior premiação do cinema internacional. A obra também concorre nas categorias de Melhor Filme Internacional e de Melhor Atriz, com Fernanda Torres. A cerimônia de premiação será no dia 2 de março.
Senado Federal Dia Nacional do Ribeirinho ganha data oficial em junho
Senado Federal Congresso promulga emenda que libera acúmulo de cargos para professores
Senado Federal Sancionada lei que redefine atuação da polícia judicial no Poder Judiciário