
O Governo do Tocantins, por meio da Casa Civil e da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO), realizou na manhã desta sexta-feira, 24, uma reunião com representantes de sindicatos da Polícia Civil para discutir medidas voltadas à valorização dos profissionais e ao fortalecimento das estratégias de segurança no estado. O encontro ocorreu no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, onde o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes, representou o governador Wanderlei Barbosa, que está em missão na Suíça.
Durante a reunião, foram discutidos temas importantes como o andamento do concurso público da Polícia Civil e a estruturação da Lei Orgânica no Tocantins. A iniciativa reflete o empenho do Governo do Estado em avançar na implementação de ações que beneficiem os servidores da categoria.
“Está em construção um consenso entre o secretário [Bruno Azevedo] e os diversos representantes sindicais. Algumas pautas já estão aprovadas pelo governador Wanderlei Barbosa, como o concurso, que já está em andamento; a adequação da legislação, conforme a Lei Orgânica Nacional para agilizar o concurso; e outros pontos que foram levantados e que nós vamos avaliar e levar ao governador para podermos finalizar o quanto antes e avançar. O importante é que está em construção toda essa unidade de fortalecimento da segurança pública para prestar o melhor serviço à população”, pontuou o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Bruno Azevedo, evidenciou a importância do encontro. “Essa reunião foi extremamente produtiva, porque tratamos de pontos essenciais e buscamos um consenso com as categorias. O presidente do Sindiperito [Sindicato de Peritos Oficiais do Tocantins] esteve presente, assim como o representante do Sinpol [Sindicato dos Policiais Civis do Tocantins], e o deputado Moisemar Marinho, para chegarmos a um acordo que permita a continuidade administrativa das principais demandas da segurança pública. Existem muitas pautas que dependem de orçamento, as quais serão alinhadas com as demais secretarias, como a Fazenda, a Administração e a própria Casa Civil. Quanto às que não demandam orçamento, vamos continuar as reuniões para chegar a um consenso efetivo sobre os artigos e os pontos fundamentais a serem tratados", enfatizou o titular da SSP/TO.
Representantes sindicais
O vice-presidente do Sinpol-TO, Paulinho Sousa, pontuou, no encontro, a importância do alinhamento com o Governo do Tocantins. “Apresentamos ao novo secretário as demandas já conhecidas dos policiais civis, como o concurso público; a criação do cargo de oficial investigador de polícia, que está em tramitação na Assembleia Legislativa; e outras pautas importantes para a segurança pública e a categoria. Nosso objetivo é fortalecer a segurança pública, promovendo união e eficiência no trabalho em prol da sociedade”, salientou.
O presidente do Sindiperito, Silvio Jaca, ressaltou que a maioria das pautas são comuns a todos os policiais civis. “A reunião foi bastante positiva. Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, essas demandas terão andamento o mais breve possível, enquanto outras ainda serão discutidas para alinhamento entre as classes e o secretário. Esse primeiro encontro foi proveitoso e acreditamos que trará, em breve, benefícios para a população, a Secretaria da Segurança Pública e os servidores”, concluiu.
Reunião com a SSP/TO
O encontro foi resultado de uma reunião prévia com os sindicatos, organizada pelo titular da SSP/TO, Bruno Azevedo, nessa quarta-feira, 22, na sede da pasta, com os objetivos de ouvir a categoria e intermediar as demandas com o governador Wanderlei Barbosa.
Presenças
Também participaram da reunião o deputado estadual Moisemar Marinho; a presidente da Federação Interestadual dos Policiais Civis das Regiões Centro-Oeste e Norte (Feipol-CON), Marcilene Lucena; o presidente da Associação dos Agentes de Polícia do Estado do Tocantins (Agepol), Marco Albernaz; o presidente da Associação dos Escrivães da Polícia Civil do Tocantins (AEPTO), Hugo Moura; e o vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Tocantins (Sinpol-TO), Paulinho Sousa.
Tocantins Portal da Transparência do Tocantins é reconhecido como um dos cinco melhores do Brasil
Tocantins Unitins aplica provas do Vestibular 2026/1 para mais de 7 mil candidatos neste domingo, 7
Tocantins Governador Laurez Moreira anuncia retomada das obras da TO-262 e TO-040 durante entrega de obras estruturantes em Pindorama
Tocantins Governador Laurez Moreira sanciona LDO 2026, integralmente, sem vetos às emendas propostas pelo Legislativo
Tocantins Com reorganização da gestão, Governo do Tocantins alcança 99% de índice de transparência e conquista Selo Diamante
Tocantins Com incentivo do Governo do Tocantins, Balé Popular apresenta espetáculo de fim de ano
Tocantins Adapec leva palestras e atendimento direto aos produtores rurais em Miracema
Tocantins Em Miracema, Governo do Estado lança programa Tocantins Presente com serviços de saúde, educação e assistência social para a população
Tocantins Adapec recebe certificação do Plano Plurianual do Ministério da Mapa