
A Lei nº 15.050, de 20 de dezembro de 2024, sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, conferiu ao município de Mateiros, na região do Jalapão, o título de capital nacional do capim-dourado. Publicada no Diário Oficial da União (DOU), de 23 de dezembro, a lei oficializa o reconhecimento do papel do município na valorização desta riqueza natural e cultural e, consequentemente, fortalece a atuação do Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), na preservação da espécie, que tem seu uso sustentável regulamentado por meio da Lei nº 3.594/2019, que estabelece a Política Estadual do Capim-Dourado.
A política criada pelo Governo do Estado visa garantir a preservação da espécie vegetal e promover a atividade artesanal de forma sustentável, sempre com atenção no prazo determinado para a colheita, que ocorre entre os dias 20 de setembro e 30 de novembro, eé um dos períodos mais aguardados pelos artesãos das comunidades do Jalapão.
Em outubro passado, o artesanato produzido a partir do capim-dourado, um dos maiores símbolos culturais do Tocantins foi oficialmente reconhecido como manifestação da cultura nacional. A lei, sancionada pelo presidente Lula, destaca a relevância desta matéria-prima, amplamente utilizada pelos artesãos tocantinenses.O reconhecimento do capim-dourado como manifestação da cultura nacional e de Mateiros como a capital nacional fortalece a identidade cultural do Tocantins, e também reforça iniciativas já desenvolvidas para preservar a espécie.
A gerente de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico do Naturatins, Sâmyla Valadares, destaca que as leis sancionadas fortalecem o trabalho contínuo realizado pelo Instituto em benefício da conservação da espécie. “O reconhecimento do capim-dourado como manifestação da cultura nacional e Mateiros como a capital nacional fortalece não só a identidade cultural do Tocantins, mas também as iniciativas que já desenvolvemos para garantir a preservação dessa espécie. A Lei Estadual do Capim-Dourado já é um passo importante, e com estas novas leis ampliamos a visibilidade e a proteção dos artesãos que vivem dessa matéria-prima. Nossa missão no Naturatins é assegurar que o manejo do capim-dourado continue sendo sustentável, respeitando as normas estabelecidas e garantindo que as futuras gerações também possam usufruir dessa riqueza, sem comprometer a biodiversidade”, frisou.
Capital nacional do capim-dourado
Mateiros é amplamente conhecida pela produção de artesanato em capim-dourado. A fibra vegetal, que possui um brilho metálico semelhante ao ouro, é utilizada na criação de bolsas, acessórios, utensílios e peças decorativas, que ganhou o mercado nacional e internacional e tornou-se uma fonte de renda para muitos artesãos tocantinenses.
Além do capim-dourado, a região do Jalapão é famosa por suas paisagens de cerrado, cachoeiras, fervedouros e dunas, o que atrai turistas em busca de experiências únicas de ecoturismo. A oficialização do título fortalece a identidade de Mateiros e do Jalapão ao destacar o valor cultural e ecológico da região.
Tocantins Polícia Civil deflagra Operação Natal Seguro e realiza prisões por tráfico de drogas em Guaraí
Tocantins Polícia Científica do Tocantins é reconhecida nacionalmente por excelência em análises de DNA e liderança em inserção de perfis genéticos
Geral Linhas do Metrô de São Paulo começam a funcionar 24 horas aos sábados
Gurupi - TO Prefeitura de Gurupi inicia revisão do Plano Diretor com reunião de planejamento
Tocantins Portal da Transparência do Tocantins é reconhecido como um dos cinco melhores do Brasil
Tocantins Unitins aplica provas do Vestibular 2026/1 para mais de 7 mil candidatos neste domingo, 7
Tocantins Governador Laurez Moreira anuncia retomada das obras da TO-262 e TO-040 durante entrega de obras estruturantes em Pindorama
Tocantins Governador Laurez Moreira sanciona LDO 2026, integralmente, sem vetos às emendas propostas pelo Legislativo
Tocantins Com reorganização da gestão, Governo do Tocantins alcança 99% de índice de transparência e conquista Selo Diamante