Quinta, 21 de Agosto de 2025
27°

Tempo limpo

Palmas, TO

Política Marilon Barbosa

Irmão do governador é eleito presidente da Câmara de Palmas com apenas 1 voto de frente

Vereador do Republicanos venceu por 12 × 11 e passa a presidir o biênio 2025–2026.

02/01/2025 às 09h40
Por: Redação Fonte: Da Redação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

O vereador Marilon Barbosa (Republicanos) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Palmas para o biênio 2025–2026, por 12 × 11 votos, na tarde desta quarta-feira (1º/01/25). Ele é irmão do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, o presidente estadual do Republicanos.

A eleição ocorreu de forma secreta, com voto depositado em urna, conforme estabelece o Regime Interno da Casa de Leis. Marilon venceu José do Lago Folha Filho (PSDB), que disputava a reeleição.

Após a vitória, o novo presidente afirmou que o trabalho de sua gestão será voltado para o progresso da cidade. “A Câmara vai voltar a ter voz, ela vai ser democrática, vai ser aberta. Aberta para a nossa população, para os vereadores e para os funcionários. Vamos trabalhar com esse intuito de fazer dessa Câmara uma Câmara independente, uma Câmara responsável e uma Câmara, acima de tudo, respeitada”, afirmou.

O vereador do Republicanos de primeiro mandato Vinicius Pires foi eleito para a 3ª secretaria da mesa diretora da casa de leis municipal. A posse dos novos vereadores e a eleição da Mesa Diretora marcam o início de um novo ciclo político em Palmas.

Após o pleito, a Câmara deu posse ao prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) e ao vice-prefeito Pastor Carlos Velozo (Agir).

Perfil de Marilon Barbosa Castro

O vereador é natural de Porto Nacional, filho do primeiro prefeito de Palmas, Fenelon Barbosa Sales. Casado com Elionice Lima Castro, possui quatro filhos e é irmão do Governador do Tocantins e Presidente Estadual do Partido Republicanos, Wanderlei Barbosa.

Em 2018, o vereador Marilon Barbosa foi eleito, por unanimidade, presidente da Câmara Municipal de Palmas para o biênio 2019–2020, acumulando experiência no legislativo, agora pelo 4º mandato. Eleito pela primeira vez em 2012, reeleito em 2016, 2020 e 2024.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.