
Referência para mais de 800 mil habitantes do estado, a maior maternidade do Tocantins finaliza o ano de 2024 comemorando conquistas e dedicações. Sob o gerenciamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), em 2024, o Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) concluiu reformas, inaugurou novos espaços, capacitou pais e profissionais visando qualidade de vida e muitas outras ações.
Neste ano, o HMDR recebeu uma avaliação positiva pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) e alcançou e manteve o selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde (MS) aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Organização Mundial de Saúde (OMS).
A unidade conta com 1,1 mil profissionais, com 25 especialidades médicas, sendo enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, odontólogos, psicólogos, assistentes sociais, administrativos e outros. Na unidade são disponibilizados 94 leitos obstétricos e ginecológicos, 20 leitos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, 20 leitos da Unidade de Cuidados Neonatais Convencionais e 06 leitos da Unidade de Cuidados Neonatais Canguru.
Segundo o diretor-geral do HMDR, Fernando Melo, “estamos chegando ao final de mais um ano de nossa trajetória. O ano de 2024 foi repleto de desafios e conquistas, sendo que em todos os momentos pudemos contar com a dedicação, esforço e parceria de nossos colaboradores, para que fosse possível superar os desafios e colher os frutos das conquistas. Assim, em nome de toda a direção, quero agradecer imensamente a sua dedicação, esforço e doação, servidor do HMDR. Desejo que em 2025 estejamos novamente juntos nessa jornada”.
“Queremos agradecer o esforço e dedicação de cada servidor ao longo do ano. Juntos conseguimos fazer a diferença em 2024 na vida de muitas pessoas, e estamos chegando ao término de 2024 na certeza de que grandes coisas estão reservadas para 2025, juntos faremos coisas maiores", comentou a representante do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Eliene Batista de Sousa Santana.
Em 2024, o hospital realizou pela 1ª vez, o Encontro Estadual pela Saúde Materno Infantil para fomentar ações em benefício ao cuidado materno infantil em todo o território tocantinense. “Fui muito bem acolhida desde o início no HMDR, tive uma gestação tranquila, participei de curso de amamentação e curso de parto, que me deram muita segurança e base para cuidar do meu filho. Consegui ter o parto normal, foi um atendimento de excelência e humanizado, a doutora esteve presente em todo o momento dando auxílio. Logo em seguida tive alta, mas o meu bebê teve baixo peso e tive que voltar, recebeu orientações sobre amamentação, o banco de leite me apoiou muito dando suporte, então foi muita atenção que recebemos, até que ele ganhou peso. Gratidão por toda a equipe, super recomendo o hospital”, relatou a paciente acolhida no HMDR, Agassy Moura.
Entregas
Em 2024 no HMDR, houve a conclusão da reforma e adequação da sala de observação; entrega do novo espaço destinado ao setor de cardiotocografia; criação de novo espaço de atendimento ambulatorial, o consultório 02.
Alguns espaços foram reformados, como renovação da parte estrutural e entrega de novo mobiliário no setor de serviço social; reforma do setor de ultrassonografia; os vestiários feminino/masculino e banheiros; reforma e adequação do espaço para acolhimento do SAVIS; também houve a adequação da parte estrutural e mobiliária do consultório 01.
Houve a implantação do prontuário eletrônico, com instalação de infraestrutura e cabeamento. Entre os equipamentos hospitalares entregues em 2024, está a entrega de 02 incubadoras neonatais estacionárias ao HMDR e 17 aparelhos detectores fetais.
Produção do ano
Segundo dados do Serviço de Estatística do HMDRentre janeiro a novembro de 2024 houve 2.273 partos normais e 2.251 cesarianas na maternidade. No serviço de registro civil instalado no hospital, 2.989 bebês foram registrados em 2024. Neste ano, foram 20.625 atendimentos de urgência e emergência. E 11.515 ambulatoriais.
O Banco de Leite Humano da unidade realizou 8.795 atendimentos individuais, 10.052 atendimentos em grupo, 1.878 visitas domiciliares e contou com 561 doadoras, que beneficiaram 758 bebês.
No Consultório de Odontologia foram realizadas, em 2024, 7 mil orientações para gestantes e puérperas sobre para prevenção de complicações como fissuras mamárias e mastite, cáries, detecção precoce de condições como o freio lingual curto e outros. Dentre os recém-nascidos examinados, foram realizados mais de 500 procedimentos, incluindo frenectomias e exodontias de dentes neonatais. Foram 400 gestantes de alto risco examinadas, com mais de 600 procedimentos realizados, como profilaxias, raspagens, exodontias e restaurações.
Em 2024 foi disponibilizado pela 1ª vez, um novocanal de atendimento virtual do Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (SAVIS/HMDR), via WhatsApp. Pelo telefone (63) 3218-7786 acolhe de forma sigilosa e é destinado para todas as pessoas, independente de sexo e idade.
Os cuidados intensivos também se destacaram com 5.920 pacientes acolhidos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN); 4.280 pacientes atendidos na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINco) e 1.001 recém-nascidos acolhidos na Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UNINca).
Dentro das ações de humanização, 243 mulheres foram capacitadas no Curso de Preparação para o Parto em 2024 e 48 cursos e capacitações direcionadas especificamente aos profissionais da maternidade, visando especialização na área da saúde e melhoria na qualidade de atendimento.
 Saúde  Anvisa proíbe duas substâncias utilizadas em unhas em gel
  Saúde  Anvisa proíbe duas substâncias utilizadas em unhas em gel   Saúde  Anvisa proíbe duas substâncias utilizadas em produtos para unhas
  Saúde  Anvisa proíbe duas substâncias utilizadas em produtos para unhas   Saúde  Governo lança fórum para fortalecer políticas de saúde da mulher
  Saúde  Governo lança fórum para fortalecer políticas de saúde da mulher  Saúde  Mulheres do CadÚnico terão acesso mais rápido a absorventes pelo SUS
  Saúde  Mulheres do CadÚnico terão acesso mais rápido a absorventes pelo SUS   Tocantins  Governo do Tocantins promove mobilização pela saúde da população negra e reforça políticas de equidade
  Tocantins  Governo do Tocantins promove mobilização pela saúde da população negra e reforça políticas de equidade    Tocantins  Governo do Tocantins divulga resultado provisório da seleção de docentes e coordenador do treinamento de Epidemiologia Aplicada ao SUS
  Tocantins  Governo do Tocantins divulga resultado provisório da seleção de docentes e coordenador do treinamento de Epidemiologia Aplicada ao SUS  
  
  
 