
O governador Wanderlei Barbosa participou, nesta sexta-feira, 13, da cerimônia de posse do promotor de Justiça Abel Andrade Leal Júnior como procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Tocantins (MPTO), cargo antes ocupado pelo procurador Luciano Casoti. A solenidade ocorreu em uma sessão especial do Colégio de Procuradores de Justiça, no auditório do MPTO, marcando o início do mandato do novo gestor para o biênio 2025/2026.
Em seu discurso, o governador Wanderlei Barbosa destacou o papel fundamental do Ministério Público na garantia da justiça e da qualidade dos serviços públicos, reafirmando o compromisso do Governo do Tocantins em manter uma parceria institucional sólida e respeitosa com a entidade. “Primeiramente, quero parabenizar o procurador-geral, Luciano Casaroti, pelo trabalho de excelência realizado durante sua gestão. É com grande satisfação que participo desta solenidade de posse do Procurador-Geral de Justiça, Abel Andrade Leal Júnior, a quem desejo uma ótima gestão durante o biênio. Tenho convicção de que sua liderança fortalecerá ainda mais o Ministério Público, uma instituição essencial para a garantia da justiça e dos direitos do nosso povo. Conte com o Governo do Estado como parceiro nesse propósito de servir à sociedade com ética e eficiência”, ressaltou o Governador do Tocantins.
O então empossado procurador-geral de justiça do MPTO, Abel Leal Júnior, agradeceu a confiança depositada pelo Governador e pelos colegas para conduzir o Ministério Público e reafirmou que sua gestão será pautada por uma relação harmoniosa com os poderes, priorizando servir o cidadão tocantinense. “É uma responsabilidade conduzir uma instituição de tamanha envergadura no nosso Estado. Agradeço a confiança depositada pelo governador Wanderlei Barbosa e pelos meus colegas para conduzir o Ministério Público. Nosso dever é servir o cidadão, seja combatendo o crime, seja tentando melhorar a nossa saúde e a educação. A diretriz da gestão é prestar um serviço de excelência ao cidadão tocantinense. Priorizamos também manter uma relação harmoniosa e respeitosa com o poder Executivo, exercendo nossas funções com responsabilidade”, expressou o procurador-geral Abel Leal Júnior.
O procurador Abel Andrade foi eleito procurador-geral do MPTO em 11 de outubro, em um pleito em que concorreu como candidato único. A eleição, realizada entre os membros do MPTO, confirmou o nome de Abel Andrade, que foi nomeado oficialmente pelo governador Wanderlei Barbosa no dia 14 de outubro. O novo procurador-geral assume a administração do MPTO com o desafio de fortalecer ainda mais a atuação do órgão na defesa dos direitos da sociedade e na fiscalização das políticas públicas.
O procurador-geral do MPTO durante os últimos 4 anos, Luciano Casaroti, desejou uma excelente gestão ao colega em seu biênio: “Tenho certeza de que nosso procurador Abel continuará o que viemos conduzindo ao longo desses anos em sua gestão, trabalhando para contribuir com o fortalecimento do MPTO e entregar à sociedade um Ministério Público cada vez mais eficiente, representativo e comprometido com seus valores.” Na ocasião, o Procurador da Justiça Luciano Casaroti agradeceu a parceria do Governo do Tocantins com o Ministério Público ao longo de sua gestão: “Registro aqui o meu agradecimento ao governador Wanderlei Barbosa, que sempre tratou o Ministério Público com respeito, ouvindo de forma atenta as nossas demandas”, finalizou.
A cerimônia contou com a presença de autoridades federais, estaduais, membros do Ministério Público, representantes do Judiciário e da sociedade civil.
Perfil
Abel Andrade Leal Júnior nasceu em Ipiaú (BA). Ingressou no Ministério Público do Tocantins (MPTO) em 04/06/2001. Ao longo de 23 anos de carreira, atuou nas Promotorias de Justiça de Araguacema, Paranã, Colinas do Tocantins, Tocantinópolis, Itaguatins, Guaraí e Porto Nacional. Foi Subprocurador-Geral de Justiça e membro do Conselho Superior do Ministério Público. Atualmente, é titular da 2ª Promotoria de Justiça da Capital. Também é chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, coordena o Núcleo de Apoio Remoto às Promotorias de Justiça (Naprom) e presidiu diversas comissões e comitês no MPTO.
Tocantins Polícia Civil deflagra Operação Natal Seguro e realiza prisões por tráfico de drogas em Guaraí
Tocantins Polícia Científica do Tocantins é reconhecida nacionalmente por excelência em análises de DNA e liderança em inserção de perfis genéticos
Geral Linhas do Metrô de São Paulo começam a funcionar 24 horas aos sábados
Gurupi - TO Prefeitura de Gurupi inicia revisão do Plano Diretor com reunião de planejamento
Tocantins Portal da Transparência do Tocantins é reconhecido como um dos cinco melhores do Brasil
Tocantins Unitins aplica provas do Vestibular 2026/1 para mais de 7 mil candidatos neste domingo, 7
Tocantins Governador Laurez Moreira anuncia retomada das obras da TO-262 e TO-040 durante entrega de obras estruturantes em Pindorama
Tocantins Governador Laurez Moreira sanciona LDO 2026, integralmente, sem vetos às emendas propostas pelo Legislativo
Tocantins Com reorganização da gestão, Governo do Tocantins alcança 99% de índice de transparência e conquista Selo Diamante