
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), oferece cursos gratuitos para qualificação profissional, com os objetivos de fomentar o turismo e aprimorar a capacidade de recepção dos turistas que visitam o Tocantins.
São três capacitações em andamento: Atendimento ao turista - Brasil braços abertos; condutor de turismo náutico; e turismo acessível na Língua Brasileira de Sinais. Os cursos fazem parte do programaQualifica Turismo, do Ministério do Turismo, que oferta aulas on-line e certificação. Os links de acesso para inscrições estão disponíveis no site daSetur.
"É uma oportunidade do empresário impulsionar o seu negócio e se destacar em um segmento que só cresce no Tocantins, que é o turismo. O nosso estado tem um grande potencial, com ricas paisagens e é hora de qualificar os profissionais para receber bem o turista que tem procurado explorar nossas belezas naturais”, destacou o secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, ao enfatizar o incentivo do governador Wanderlei Barbosa, que tem contribuído para o desenvolvimento econômico e social das comunidades.
Curso de pesca esportiva
Também está em andamento o curso de capacitação de Condutor de Pesca Esportiva, ofertado pela Setur, por meio do projetoTocantins recebe bem.
A ação teve início no dia 28 de outubro, nos municípios de Porto Nacional e Formoso do Araguaia, e se estendeu por mais seis municípios: Dianópolis, Lagoa da Confusão, Lajeado, Peixe, São Salvador do Tocantins e agora deve passar por Babaçulândia.
Babaçulândia será o último município que receberá o curso este ano, que ocorrerá entre os dias 25 e 28 de novembro.
De acordo com a Setur, 260 profissionais devem ser capacitados por meio do projeto. Araguacema e Caseara receberam capacitação entre os meses de junho e setembro, com formação de 57 condutores.
“Nós aprendemos sobre escolha correta de iscas, importância de selecionar bons equipamentos e como oferecer um atendimento de qualidade aos clientes”, destacou a aquicultora do município de Lajeado, Gislaine Andrade. De acordo com a profissional, detalhes como analisar os melhores pontos de pesca, entender os dados de cada estado e país, amplia a visão estratégica e técnica e torna o condutor mais preparado para oferecer experiências personalizadas.
Microempreendedor individual na área do turismo e pesca esportiva, o indígena Karajá da Ilha do Bananal, Admilton Ferreira Dorta, descreve que o curso de condutor de pesca foi essencial para aprimorar técnicas e melhorar o atendimento, valorizando a cultura local e promovendo experiências inesquecíveis na região. "O curso foi essencial para aprimorar minhas técnicas de pesca e, principalmente, para melhorar a forma como recebo e interajo com o público", enfatizou.
Tocantins Governo do Tocantins fortalece o Turismo de Base Comunitária e promove transformação social e econômica no Jalapão
Tocantins Governo do Tocantins divulga resultado final da certificação do Selo Praia Responsável 2025
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, trade do turismo estadual amplia conexões e mercado em feira de turismo na Argentina
Tocantins Com apoio do Governo do Estado, Sertões Series movimenta turismo e revela belezas naturais do Tocantins
Tocantins Governo do Tocantins abre inscrições para cursos de qualificação em Taquaruçu
Tocantins Governo do Tocantins inscreve moradores de Mateiros para curso do projeto Tocantins Recebe Bem
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, Festa da Colheita do Capim-Dourado celebra tradição e conecta visitantes ao Jalapão
Tocantins Em São Félix, Governo do Tocantins abre inscrições para curso sobre ecoturismo e turismo de aventura
Tocantins Governo do Estado abre inscrições para curso sobre ecoturismo e turismo de aventura, em São Félix do Tocantins