Domingo, 22 de Dezembro de 2024
25°

Parcialmente nublado

Palmas, TO

Senado Federal Senado Federal

Jayme Campos defende projeto para destravar Fundo do Clima

Em pronunciamento nesta terça-feira (8), o senador Jayme Campos (União-MT) defendeu a rápida aprovação do Projeto de Lei (PL) 5.098/2019 , de sua a...

08/10/2024 às 18h37
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
 - Foto: Pedro França/Agência Senado
- Foto: Pedro França/Agência Senado

Em pronunciamento nesta terça-feira (8), o senador Jayme Campos (União-MT) defendeu a rápida aprovação do Projeto de Lei (PL) 5.098/2019 , de sua autoria, que permite a aplicação de recursos do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (FNMC) no combate ao desmatamento, queimadas, incêndios florestais e desastres naturais. Já aprovado pelo Senado, o texto está em análise na Câmara dos Deputados.

Segundo o senador, o fundo, que é administrado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), conta com R$ 10 bilhões em caixa, mas os recursos estariam hoje travados.

— Peço o máximo de celeridade aos nossos nobres deputados federais na aprovação desse projeto. Temos 10 bilhões no fundo do clima, mas lamentavelmente esse desembolso até agora ninguém viu — disse.

Jayme Campos apontou que o Brasil tem enfrentado graves calamidades públicas, com fenômenos climáticos severos se tornando comuns em diversas regiões do país e carece de recursos para o enfrentamento de queimadas e alagamentos. Ele destacou que seu estado, Mato Grosso, é um dos mais afetados, especialmente com as secas que castigam o Pantanal.

O senador enfatizou que a prevenção não deve ser vista como um gasto, mas sim como um investimento inteligente, que gera economia e salva vidas. "O Brasil precisa trabalhar seriamente na mitigação de riscos climáticos”, afirmou.

— A nossa prioridade é viabilizar soluções para a transição energética justa, reduzindo as emissões, promovendo o desenvolvimento social e a responsabilidade ambiental. É uma temática que precisa ser enfrentada com muita seriedade e com boas políticas governamentais acrescentou o senador.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.