
O Dia do Idoso é celebrado no dia 1º de outubro, uma data que mostra a importância de valorizar, proteger e cuidar daqueles que tanto contribuíram para a nossa sociedade. Pensando na segurança desse público, o Procon Tocantins reforça as orientações para evitar golpes, que têm se tornado cada vez mais comuns.
O superintendente interino do Procon Tocantins, Magno Silva, destaca que o Dia do Idoso é uma oportunidade para reforçar o compromisso com a proteção dos direitos dos consumidores mais velhos. "Infelizmente, os idosos são frequentemente alvo de golpistas que se aproveitam de sua confiança e boa-fé. No Procon Tocantins, estamos constantemente trabalhando para informar e proteger a população contra essas práticas abusivas".
A Lei nº 4.067, de 26 de dezembro de 2022, do Estado do Tocantins, proíbe a oferta de empréstimos financeiros por meio de ligação telefônica para aposentados e pensionistas. Ela visa proteger os idosos de práticas abusivas e golpes relacionados a empréstimos não solicitados.
De 1º de janeiro, até o dia 27 de setembro deste ano, o Procon Tocantins registou um número significativo de reclamações e denúncias relacionadas a práticas abusivas contra idosos. Foram registradas mais de 600 reclamações, as principais queixas, destacam-se: Cobrança indevida por serviços não contratados ou reconhecidos; Dificuldade na devolução de valores pagos ou reembolsos; e Negativação indevida sem contratação do serviço, caracterizando fraude bancária.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), é essencial proteger os consumidores de práticas abusivas. Aqui estão alguns dos golpes mais frequentes que atingem os idosos e como evitá-los:
Golpe do Falso Funcionário:
Como Funciona: Os golpistas se passam por funcionários de bancos ou empresas de telefonia e pedem dados pessoais e bancários.
Como Evitar: Nunca forneça informações pessoais ou bancárias por telefone. Bancos e empresas não solicitam esses dados dessa forma.
Golpe do Prêmio Falso
Como Funciona: O idoso recebe uma ligação ou mensagem informando que ganhou um prêmio, mas precisa pagar uma taxa para recebê-lo.
Como Evitar: Desconfie de prêmios que exigem pagamento antecipado. Verifique a veracidade da promoção diretamente com a empresa.
Golpe do Empréstimo Fácil
Como Funciona: Prometem empréstimos com condições facilitadas, mas exigem depósitos prévios.
Como Evitar: Desconfie de propostas muito vantajosas e que exigem pagamento antecipado. Consulte sempre instituições financeiras confiáveis.
Golpe do Falso Parente
Como Funciona: O golpista se passa por um parente em dificuldade e pede dinheiro urgentemente.
Como Evitar: Confirme a situação com outros familiares antes de tomar qualquer atitude.
Golpe da Venda Casada
Como Funciona: Empresas condicionam a venda de um produto ou serviço à aquisição de outro.
Como Evitar: Segundo o CDC, a venda casada é ilegal. Denuncie essa prática ao Procon.
Tocantins Com mais de 30 mil atendimentos em 2025, Procon Tocantins intensifica sua atuação na proteção do consumidor
Geral Brasil tem previsão de Natal com ondas de calor e chuvas
Geral Lula sanciona porte de arma para policiais legislativos estaduais
Geral PRF reforça fiscalização em rodovias federais na Operação Natal
Tocantins Procon Tocantins encontra variação de até 106% nos preços das carnes em Gurupi
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa autoriza pagamento de R$ 9,3 milhões referente ao encerramento do ano letivo do Presente, Profe! com bonificação para mais de 9 mil estudantes