
Por meio do programa ICMS-Ecológico, de janeiro a julho deste ano, foram repassados aos municípios pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), cerca de R$10 milhões referente a ações desenvolvidas em 2023. Os recursos foram utilizados na contratação de brigadistas, compra de equipamentos, estrutura das coordenadorias municipais e nas práticas relacionadas à prevenção e à educação ambiental.
Os municípios que obtiveram direito aos repasses foram aqueles que pontuaram no índice de Controle de Queimadas, Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais. Com referência a 2023, 129 municípios pontuaram no ICMS-Ecológico, sendo que obtiveram melhores resultados Palmeirópolis (0,02735), Santa Rosa do Tocantins (0,02564), Natividade (0,02563), Chapada de Areia (0,02507) e Itapiratins (0,02507).
A Legislação Estadual estabelece que os municípios instituam e estruturem suas Coordenadorias Municipais de Defesa Civil. De acordo com dados do Sistema Informatizado do ICMS-Ecológico (SISECO), nos últimos quatro anos, 80 municípios no Estado instituíram Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, 40 Brigadas de Incêndios Florestais, que permanecem em média de cinco a sete meses em atividade.
Segundo o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, o ICMS-Ecológico é um instrumento importante de incentivo às ações municipais de controle, combate e prevenção das queimadas e incêndios florestais. “Este ano foram iniciadas as ações solicitadas pelo novo questionário focadas em atividades mais práticas e com comprovações eficazes para que mais municípios consigam desenvolver boas práticas quanto à prevenção, controle e combate às queimadas e incêndios florestais”, acrescentou.
O gestor da Semarh também destacou que, para este ano, o Governo do Tocantins, em conjunto com o Conselho Estadual do Meio Ambiente (COEMA), conseguiu dobrar o índice de controle e combate às queimadas, passando de 1,5% para 3,0%.
Além disso, a fórmula de cálculo do índice foi modificada, levando em consideração a área queimada de cada município, a área de queima controlada e o Manejo Integrado do Fogo (MIF).
ICMS-Ecológico
O ICMS-Ecológico é um programa de pagamento por serviços ambientais, no qual o Governo do Estado repassa o total de 13% dos recursos do Índice de Participação do Municípios (IPM), de acordo com o resultado das ações ambientais realizadas e comprovadas pelos municípios.
A diretora de Informações Ambientais, Clima e Floresta, Cristiane Peres, conta que "com essas alterações são aprimorados os resultados e estimuladas as ações desenvolvidas pelos municípios no combate às queimadas, considerando os custos envolvidos na contratação e estruturação de brigadistas municipais".
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, 5ª edição do Mulheres das Águas reúne lideranças e fortalece protagonismo feminino na gestão hídrica em Natividade
Tocantins Governo do Tocantins premia os campeões da sustentabilidade da Agrotins 2026
Tocantins Governo do Tocantins fortalece monitoramento da qualidade da água com parceria com UFT e Fapto
Tocantins Governo do Tocantins premia municípios por resultados em ações ambientais e gestão sustentável
Tocantins Maratona de inovação promovida pelo Governo do Tocantins premia propostas voltadas a desafios ambientais
Tocantins Governo do Tocantins lança Consulta CAR e consolida plataforma para segurança ambiental no campo
Tocantins Governo do Tocantins mobiliza municípios para restringir uso de recipientes de vidro nas praias durante temporada 2026
Tocantins Governo do Tocantins articula força-tarefa com 13 municípios e UFT para recuperar áreas degradadas e proteger nascentes
Tocantins Governo do Tocantins publica edital de processo seletivo com bolsas de R$ 3,1 mil para gestão de recursos hídricos