
Durante os dias 7 a 13 de fevereiro, a Superintendência de Administração do Sistema de Proteção do Direito da Criança e do Adolescente, por meio das Gerências da Primeira Infância e da Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, promoveu a campanhaNesse Carnaval, não desvie o olhar!. A iniciativa, que contou com a parceria da Secretaria da Educação, abrangeu a distribuição de materiais gráficos impressos nos municípios de Palmas e Gurupi e digitais para todos os 139 municípios do Tocantins.
No dia 9, na capital Palmas, a mobilização envolveu a fixação de cartazes e distribuição de panfletos com informações de proteção às crianças e adolescentes. Essa ação alcançou equipes dos Centros de Referência de Assistência Social, Conselhos Tutelares, Pracinha da Cultura, Bares e a sociedade em geral; Já no dia 10, o foco foi a distribuição de materiais impressos e a fixação de cartazes em Gurupi.
O gerente de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Josemy Coelho, sintetizou a estratégia utilizada para esta ação: “Nós buscamos a estratégia de difundir a informação, divulgando o que é a violência sexual, apresentamos o que é a exploração e o abuso sexual. Também falamos sobre outra violação de direitos da criança e do adolescente, o trabalho infantil e ainda sobre a importância dos cuidados especiais com a primeira infância. Por isso, utilizamos essa estratégia de difundir a informação para que a população e a Rede estejam cientes dessas informações e com a consciência de ter esse olhar voltado para proteção das crianças e adolescentes”.
“Também constam nos materiais divulgados os canais de denúncia, que podem ser acionados tanto pelas crianças e adolescentes, como também pelos responsáveis ou qualquer outra pessoa que identificar a situação de violação de direitos de crianças e adolescentes”, completou.
Divulgação
A visibilidade digital foi estratégica, abrangendo e-mails enviados aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselhos Tutelares, Secretarias Municipais de Assistência Social e Prefeituras. Utilizando Whatsapp, a campanha alcançou a Rede de Profissionais dos Conselhos Tutelares, Conselhos Municipais, Secretarias Municipais e a população em geral.
Nas Redes sociais da Seciju e Governo do Tocantins, a campanha ganhou destaque, promovendo engajamento com a população. Os materiais divulgados também incluem canais de denúncia, permitindo que tanto crianças e adolescentes quanto responsáveis ou qualquer pessoa identificando violações de direitos possam acioná-los.
Canais de denúncia
Caso você saiba de qualquer tipo de violência imposta a crianças e adolescentes, denuncie no Disque 100, no 190 da Polícia Militar, ou no 191 Polícia Rodoviária Federal.
Justiça Entidades vão ao STF para barrar lei de SC que proíbe cotas raciais
Justiça Mendes defende atuação de Toffoli no inquérito do Banco Master
Justiça Fachin diz que democracia atravessa tempos desafiadores